Na última quarta-feira (11), o Mais Querido goleou o Olimpia por 4 a 1 no jogo de ida pelas quartas de final da Libertadores. Contudo, ainda que o placar sugira uma vitória sem muitas emoções, o duelo foi recheado de polêmicas e ainda repercute no meio esportivo.
Além dos atos racistas, do pênalti marcado e da postura dos jogadores do Olimpia, que fizeram faltas fortes e realizaram um jogo mais psicológico, um outro lance acabou divergindo opiniões entre os telespectadores do embate. Em uma disputa de bola, Arrascaeta acertou o rosto do Victor Salaza e cometeu uma falta.
O árbitro, informado pelo VAR de que o golpe foi acidental, descartou a possibilidade de dar alguma advertência ao uruguaio e o camisa 14 não recebeu nenhum cartão. A atitude foi muito criticada e segundo o presidente do clube adversário, ele deveria ser preso.
Vale destacar que alguns ângulos da cena mostram que os olhos de Arrasca estavam na bola, o que impossibilitaria o meia de ver o outro jogador se aproximando dele. Além disso, também é possível notar que o próprio atleta do Flamengo se surpreende com a chegada e fecha os olhos no momento do impacto.
Confira o lance novamente:
Porém, em outra ocasião, outro atleta do Flamengo, Diego Ribas já sofreu um golpe duro, chegou a quebrar seu tornozelo, e o autor da infração também não recebeu nenhum cartão pelo lance. A partida em questão foi contra o Emelec e ocorreu no dia 27 de julho de 2019, no jogo de ida pelas oitavas de final da Libertadores, mesma competição na qual Flamengo e Olimpia se enfrentam.
Vejam o lance:
Desta forma, é possível notar que a arbitragem de campo seguiu a linha de raciocínio utilizada pela entidade e não aplicou cartão vermelho em ambas as situações, ainda que os jogadores atingidos tenham sofrido lesões.