O inédito domínio de times brasileiros nas semifinais — com três representantes — aumenta o valor comercial da Libertadores. Há índices como adesão à Conmebol TV e audiência em TVs Abertas e fechada que se inflaram neste cenário. E isso acontece às vésperas de uma nova concorrência pelos direitos da Libertadores, mas que pode ser impactada porque há ameaça de a Globo não participar do processo.
Nas semifinais, estão Atlético-MG, Palmeiras e Flamengo, sendo que os dois primeiros irão se enfrentar. A explicação é a distância financeira destes três clubes para o restante do continente, inclusive gigantes como River Plate e Boca Juniors.
Se outros países ficam incomodados com o domínio, a Conmebol tem ganhos financeiros. O jogo entre Galo e River, exclusivo da Conmebol TV, teve uma das maiores adesões de assinantes. A presença de times brasileiros na Sul-Americana também ajuda nestes números.
Com isso, os canais já atingem um patamar pouco superior a 450 mil assinantes. É cerca de um terço das adesões ao Premiere do Campeonato Brasileiro. Os resultados da Disney e SBT também são considerados satisfatórios em termos de audiência.
O Brasil é o principal mercado da América do Sul e costuma representar 40% das receitas da Libertadores. Por isso a Conmebol mudou a distribuição de vagas com aumento de times nacionais na reforma da competição. E não há sequer discussão na confederação sul-americana para restringir equipes do país nas fases finais porque isso tiraria a vantagem financeira e impactaria parceiros.
Um receio, no entanto, é o domínio nacional impactar o interesse de outros países na Libertadores. Mas há uma percepção de que é preciso aumentar o bolo de dinheiro ganho para atender a times de todas as nações, não só o Brasil. Até porque a divisão de cotas entre clubes é igual, depende da campanha.
É neste cenário que a Conmebol e a FC Diez organizam a próxima concorrência pelos direitos da Libertadores. A previsão é de ser lançada no último trimestre deste ano ou no primeiro de 2022. Estarão em jogo os direitos dos campeonatos de 2023 em diante.
Há uma disputa aquecida e um produto valorizado na visão de participantes do mercado. Mas há uma questão: a participação da Globo. A emissora tem total interesse de voltar a adquirir os direitos da Libertadores, considerado um produto premium.
Mas a Conmebol iniciou um processo contra a Globo na Suíça por quebra do contrato anterior da Libertadores: exige um ressarcimento de todo o acordo. Na visão da confederação sul-americana, hoje, a emissora carioca não poderia participar da concorrência se não houver uma resolução deste litígio. A Globo também não negocia com quem tem litígio. E há pouco tempo para isso se resolver.
A Globo entende que é uma dificuldade, mas não vê como um obstáculo definitivo. Obviamente, sem a maior emissora do país de TV Aberta, haverá menor concorrência pelos direitos.
Ainda também não há certeza sobre o empacotamento dos direitos da Libertadores. A Conmebol TV pode ser mantida ou seus direitos podem ser vendidos em um pacote se for mais vantajoso. Não deve haver divisão por plataformas, mas por grupos de jogos.
A realidade é que a Libertadores, com o aumento do domínio brasileiro, se tornou um produto ainda mais premium. Não é uma má notícia para a Conmebol que viu esses direitos sendo devolvidos há apenas um ano.
Retirado de: UOL
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Corinthians se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Flamengo se concentram nos bastidores do…
Corinthians encara o Vasco com desfalques importantes na neo Química Arena O zagueiro Félix Torres,…
Santos mira retorno de Neymar com apoio de trunfos econômicos e parceria de longo prazo…
Gustavo Gómez destaca esforço do Palmeiras para logística e projeta reta final do Brasileirão O…
São Paulo busca vitória contra o Atlético-MG para seguir firme na briga por vaga direta…
View Comments
Globolixo explorou ao extremo o caso dos meninos do Ninho, só para prejudicar o Flamengo. Também não tenho TV a cabo mas pelo Youtube, sempre tem alguém passando os jogos do Flamengo. Eles não merecem essa oportunidade, consideração é uma coisa que eles não tem por ninguém.
Bolsonarista bozoloide imundo!!! 🤮🤮🤮
Está ótimo como está.
Jogos as 19:30 até às 21:30
E não até meia noite.
Acordo às 6am
Ninguém é a toa na vida, a não ser os Globais.
Tá ótimo pra quem tem tv a cabo né!!!!
Pq tv aberta SBT tá uma merda!!!
Mais normal do ser humano não pensar nos outros!!!
Falando assim até parece que a Globo exibia todos os jogos deixa de ser gado ..... emissora que quer prejudicar o flamengo 24hs por dia e vc passando pano ....
Se Deus quiser vamos ter uma emissora de verdade de qualidade do tamanha da competição Deus tarda mais não falha chega de negacionista genocidas
Tá com saudades de ser feito de o.tário! Genocida é quem desviou 270 bilhões da saúde, as consequências estão aí!!!!
É SÓ PAGAR A MULTA À CONMEBOL POR TER ABANDONADO A LIBERTADORES NO ANO PASSADO E, PAGAR MAIS DO QUE AS OUTRAS OFERECEREM PRA TRANSMISSÃO DAS PRÓXIMAS LIBERTADORES.
SÓ FAZER ISSO.OU PENSA QUE VAI GANHAR NO GRITO?
O problema é aonde está esse dinheiro todo para pagar pagar pagar ....a fonte ⛲do dinheiro público secou não tem dinheiro para pagar o Faustão vai pagar libertadores....o campeonato carioca deu cano nos clubes
Até que enfim uma boa notícia envolvendo essa emissora
Mas seria bom porque o SBT tá vacilando muito quem não pode ter tv de de assinatura não assiste os jogos
VAI TENTAR PARTICIPAR SE AINDA ESTIVER EM FUNCIONAMENTO....POIS ESTÁ A PONTO DE FECHAREM SUAS PORTAS!!
PARECE QUE TÃO RECEBENDO DINHEIRO DOS "CRIADORES DA COVID 19",A CHINA.A BAND JÁ TEM GRANDE PARTE SENDO DO GOVERNO CHINÊS. NÃO É DE SE ESTRANHAR QUE A GLOBOLIXO TAMBÉM JÁ SEJA EM PARTE...BOATOS JÁ SURGIRAM NA IMPRENSA BRASILEIRA.