Fan token, criptoativos, blockchain, NFT… Termos pouco conhecidos do torcedor de futebol até pouco tempo atrás, vêm ganhando espaço com o investimento de clubes nos chamados ativos digitais. O movimento ganhou impulso na Europa, quando Borussia Dortmund, Manchester City e Milan iniciaram as vendas de tokens, ainda em 2020.
Clubes brasileiros, então, estão seguindo a tendência, e investem em tokens e outras formas de atrair seus torcedores. E o Flamengo, não deve ficar de fora dessa. É que o clube está em contato com empresas para lançar seu Fan Token, e buscou contato com empresas para lançar seu próprio token. Assim, o Rubro-Negro não quer dar tiro errado e está estudando o mercado ao máximo, junto com especialistas para avançar no projeto.
A vantagem de se emitir seus próprios tokens, primeiro é o engajamento da sua torcida em votações em enquetes do clube, mas também serve como uma receita extra, e que receita, para os clubes investirem no futebol ou até quitar dívidas. A vantagem é que os tokens podem ser reemitidos.
Os bitcoins, outras moedas digitais, os ‘tokens’ podem ser negociados em bolsa e conta com variação de preço. No Brasil, o Atlético-MG tem um departamento específico e entrou nesse mercado. Com isso, já vendeu mais de 850 mil moedas com o nome GALO. O valor negociado foi de 2 dólares por unidade, cerca de 11 reais.
O Flamengo com a maior torcida do Brasil com mais de 40 milhões de torcedores e cerca de 5 milhões de inscritos no seu canal de YouTube, por exemplo, poderia usufruir desse engajamento lucrando.
Se o Mengão fizesse uma emissão de Fan Tokens $FLA para interagir com sua torcida, poderia abrir votação para seus fanáticos escolherem qual seria o layout do novo ônibus do clube, assim como a Juventus de Turim fez com sua torcida, e ao abrir votações, premiar os mais engajados com brindes como camisas autografadas e entradas VIP no estádio para torcedores.
Há quem ainda não assimilou os conceitos básicos: criptomoedas, como o bitcoin, são moedas digitais, e NFT é a sigla para “token não-fungível”, na tradução livre do inglês, um certificado digital que define originalidade e exclusividade a bens digitais, tornando cada produto (físico ou digital) uma obra única.
Tudo isso só é possível graças à tecnologia blockchain, sistema que permite rastrear o envio e recebimento de informações e dados, como pedaços de código gerados online que formam uma corrente, daí o nome.
Recentemente, os clubes se atentaram ao fato de que a paixão dos torcedores poderia ser explorada virtualmente. O contexto da pandemia do novo coronavírus acelerou este processo.
— O futebol ficou sem capacidade de criar novas fontes de receita, mas ainda assim possui um ativo valioso que são os dados, e isso abriu espaço para modelos inovadores de parceria, diz Maia, autor do livro recém-lançado Inovação é o Novo Marketing.
Talvez, neste exato momento, você esteja pensando como realizar o seu primeiro investimento. E justamente, nós gostaríamos de apresentar a Paxful. Uma plataforma simples, e segura, para você fazer seus investimentos. Comece a investir com pequenas quantias (como por exemplo R$ 10) e faça seu dinheiro trabalhar para você! Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.
Créditos do texto: WeBitcoin – Neidson Soares
Confira os alvos da diretoria O Flamengo optou por não renovar o contrato do ídolo…
Técnico liga pra Fabrício Bruno O Stade Rennais, da França, retomou o interesse em Fabrício…
Multicampeão pelo Flamengo antes da fase de ouro de Jorge Jesus e companhia, Léo Moura…
"Temos que trabalhar para depois colher", disse André Silva A história de André Silva no…
A Rede Globo de Televisão acabou fechando um acordo com a Federação de Futebol do…
O Corinthians emitiu um comunicado nesta sexta-feira (22/11) que será uma dor de cabeça para…
View Comments
Pessoal, o Flamengo está muito atrasado nessa questão. A muito tempo tenho questionado o porque da sua ausência. Pela potência que é já deveria ter investido nesse mercado. Já vou guardando dinheiro para aplicar no token
Mengão. Será a independência financeira do nosso clube e dos que acreditarem e investirem nesse ativo. SRN!
Galera, primeiro saibam o que é e como funciona...isso é o futuro, moeda digital...então só vem agregar ao Flamengo...
Se o galo vendeu 850 mil moedas a 2 dólar...imagina o Fla...
Vejam o retorno que isso dara para o clube e aos investidores que sabem o que estão fazendo...não critiquem o que não conhecem...garanto que se soubessem o que era o biticoin a 10 anos atrás e o que ele é agora todos os críticos aqui já estariam iniciando seus investimentos...
Começo acreditar no que aquele jornalista falou de Rodolfo landin.
Que ótimo!!! Já sou investidor no cripto market e vai ser demais poder comprar Fla Tokens!
O CRF na dianteira, espero que muito bem assessorado para evitar erros, com certeza se bem feito incluirá nessa prática ( o conhecimento, a interação e o uso de moedas digitais ) 1/5 da população brasileira.
Sempre um grande Flamenguista .
Flamengo, cuidado.
Se o flamengo entrar espero que não aconteça mais vai ser a falência do clube sera que não estão vendendo o que esta acontecendo espero que a diretoria tenha um bom senso
Orlando, primeiro procure entender sobre o mercado e depois comente, sou investidor de criptomoedas, existem tokens vários grandes clubes da Europa, com a chegada de Messi ao PSG, o token deles explodiu e deu muito lucro para quem o possuía na carteira de ativos. Com o Flamengo não vai ser diferente, quando o clube é campeão ou avança nas fases dos torneios, vende ou compra atletas, isso faz com que o token se valorize.
Tu é mais um picareta solto
NÃO É NO MUNDO DESSE TIPO DE MOEDA QUE TEM MUITA GENTE INDO PARAR NA CADEIA?
PORQUE O FLAMENGO QUER SE METER NUMA COISA QUE NAO TEM UM CONTROLE?
Estudem primeiro para não ficarem aqui falando besteira. Sou investidor e só me dou bem neste mercado.
Boiei... "Só sei que nada sei", parafraseando o filósofo Sócrates da Grécia Antiga.