Flamengo

Ligas apoiam clubes europeus em briga com Fifa e dão lição a brasileiros

A Premier League e a La Liga anunciaram que seus clubes não vão liberar os jogadores para as data-Fifa das eliminatórias sul-americanas da Copa. Trata-se de um desrespeito à norma da Fifa. Os times decidiram confronta-la alegando que, em meio à pandemia de Covid, foram impostas decisões que os prejudicam sem sua anuência. Os movimentos dos clubes europeus são uma lição para as agremiações nacionais.

Contemos a história desde o início. Em meio à pandemia de Covid, a Fifa e a Conmebol adiaram jogos das eliminatórias do início do ano. Naquela ocasião, havia uma regra de que clubes não precisavam ceder jogadores para países onde fossem imposta restrição de quarentena na volta.

Para remarcar as datas, a Fifa criou grupos de discussão com clubes e associações nacionais. Ao final, ignorou as sugestões dos times europeus e impôs rodadas triplas na América do Sul. Derrubou a regra que permitia aos times não liberar jogadores por obrigação de quarentena.

A partir daí, clubes como Liverpool e City informaram que não iriam ceder os atletas, mesmo sendo obrigados. Com o apoio da Premier League, todos adotaram a mesma posição, vetando 60 atletas para jogar por seleções sul-americanas, como divulgado. Há uma contradição do governo inglês que impõe quarentena a viajantes do Brasil, mas permite públicos de 60 mil em estádios.

A La Liga fez o mesmo com outros 25 atletas. E disse que apoiaria demandas judiciais em favor dos clubes. No seu texto, a La Liga afirmou que a ausência dos jogadores “afeta a integridade da competição ao não permitir a a disponibilidade dos jogadores”. Ou seja, afeta o equilíbrio do campeonato desfalcar times por conta de seleções.

Há uma discussão aí sobre quem tem razão em relação a liberações, e sobre a importância do futebol de clubes e seleções. Mas é certo que a CBF solenemente ignora o impacto sobre o Brasileiro ao marcar jogos do durante a Copa América e eliminatórias. Só agora, no afogadilho, houve adiamentos.

E é aí que está a diferença entre a Europa e o Brasil: os campeonatos de lá são controlados por ligas que têm interesse em preservar sua competição e os interesses dos clubes. Aqui, o Brasileiro é organizado pela CBF que prioriza as suas seleções sobre os campeonatos. Há um óbvio conflito de interesse em a confederação cuidar das competições e dos times nacionais ao mesmo tempos.

Outra questão é que, quando há uma liga, a posição é de defender coletivamente todos os clubes e o campeonato, não atender interesses individuais. No Brasil, durante a Copa América, só Flamengo e Palmeiras pediram pela paralisação do campeonato porque eram os únicos que perdiam atletas para a seleção brasileira. Outros tinham desfalques menos relevantes para outras seleções.

Quem não era prejudicado, na realidade, acabou favorecido. Afinal, Flamengo, Palmeiras e, em menor medida, o Atlético-MG jogariam mais enfraquecidos durante várias rodadas. Mas o interesse coletivo do campeonato deveria ser parar a competição.

A Liga no Brasil está emperrada por uma briga na última reunião. Foi anunciada e comunicada à CBF em um encontro dos clubes na entidade. Das Séries A e B, 40 times assinaram. Foi feito um estatuto. E aí uma briga parou tudo.

Sua importância para o país não é apenas a organização do Brasileiro, mas a capacidade de aglutinar clubes para brigar por seus interesses coletivos e do campeonato. Exatamente como fizeram os europeus.

Retirado de: UOL/Blog do Rodrigo Mattos

Equipe Gávea News

View Comments

  • Engraçado... a maioria dos jogadores que atuam na Europa já está vacinada, qual o motivo da preocupação em jogarem nas eliminatórias Sul-americanas?
    Então agora só importa o futebol de clubes? E como vamos definir os classificados para a Copa do Mundo? Agora o público só assiste Xempions League e Libertadores? Por favor né.

  • O q pensam q acontecerá agora??

    Se preparem, eles vão fu*** o Flamengo nas convocações, vão acabar com o time puxando td qut é jogador do clube p suprir a falta dos estrangeiros.

    • Tinha q ter um limite máximo de convocados por cada clube, no minimo do minimo.

      Agora msm q flamengo vai perder 10 jogadores, 8 de uma só vez.

  • A única vez que se tentou fazer uma liga aqui para gerir competições acabou que o campeão da primeira divisão foi um time da segunda (sport fake clube - 87). Aí fica difícil confiar. Todos na época apoiaram o Flamengo, depois por interesse próprio tiraram o tapete do Mengao. Aqui não dá nada certo pq é cada um por si.

  • O problema aki é que cada um quer tirar vantagem para si, dane-se o outro. É bom pra mim, está ótimo.
    Todos pensam em si e nãona coletividade.
    . Diferente dos clubes lá fora.

  • Para aki também,mas os times tem medo da CBF tem jogos da seleção campeonatos teriam q ser suspensos e a logica

  • os clubes aqui deverias fazer o mesmo mas a maior é tudo um bando de covarde cuzao e quem tem medo desse lixo , so o Flamengo que bate de frente com eles, exemplo disso foi as olimpíadas enquanto o Flamengo nao cedeu o Pedro varios outros cederam com medo de represaria mais a frente

Recent Posts

Santos prepara escalação contra o Sport

Santos terá 11 Meninos da Vila no elenco para o último jogo da temporada contra…

2 minutos ago

Gaviões da Fiel se posiciona sobre impeachment de Augusto Melo

Gaviões da Fiel critica processo de impeachment no Corinthians e convoca torcedores para mobilização O…

7 minutos ago

Mais um time está confirmado na Copa do na Copa do Brasil

A equipe da Portuguesa terá o seu calendário cheio no ano de 2025. Isso porque…

12 minutos ago

Dirigente do Botafogo detona estratégia do Atlético-MG para final da Libertadores

A tensão antes de uma final de Libertadores não é novidade, mas a confusão entre…

17 minutos ago

Yuri Alberto, do Corinthians, busca alcançar marcas inéditas na carreira

Yuri Alberto vive melhor temporada da carreira e mira artilharias inéditas Aos 23 anos, Yuri…

27 minutos ago

Atlético-GO x Palmeiras: vidente crava resultado

Quem será que vence esse duelo? Neste sábado (23), o confronto entre Atlético-GO e Palmeiras…

3 horas ago