O Senado aprovou a Lei do Mandante, texto que altera a regra de comercialização dos direitos de transmissão dos clubes. O placar teve 60 votos a favor e nenhum voto contra.
Em suma, a Lei Pelé sofre uma alteração para estipular que pertence ao clube mandante a prerrogativa de negociar suas transmissões, independentemente de contratos firmados pelo visitante.
Para acelerar a tramitação, o relator Romário (PL-RJ) manteve o texto da forma que ele veio da Câmara dos Deputados. Assim, o projeto agora já vai para sanção presidencial. A única emenda feita no Senado foi rejeitada e previa que os jogadores dividissem os 5% do direito de arena com os treinadores. Autor da emenda, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) deve fazer um projeto de lei específico para esse assunto.
A Lei do Mandante é uma demanda dos clubes que foi transformada em projeto de lei pelo Executivo. A tramitação foi em caráter de urgência.
O formato da lei que foi aprovado diz que os contratos em vigor não sofrem alteração. Esse artigo vem a calhar para a Globo, que detém maior fatia dos acordos de transmissão com os clubes. Ao mesmo tempo, o texto estabelece que clubes atualmente sem contrato de transmissão dos seus jogos já podem negociá-los no novo formato, sem depender dos visitantes.
O efeito prático da Lei do Mandante será sentido primeiro, de forma mais notória, na Série B do Brasileirão. É que os contratos atuais com a Globo expiram em 2022 e a negociação para o novo ciclo se aproxima. Na Série A, os contratos, em geral, terminam em 2024.
Mais cedo, o relator Romário teve uma reunião com representantes de clubes. “As medidas são positivas e tendem a trazer bons frutos para o ecossistema do esporte profissional brasileiro, especialmente para o futebol”, escreveu Romário em seu relatório, lido no plenário do Senado.
Em carta enviada aos clubes nesta semana, a Globo disse que a Lei do Mandante é “um avanço no caminho de dar mais autonomia e flexibilidade, desde que respeitados os contratos já celebrados, em prol da segurança jurídica de todo o sistema”.
Retirado de: UOL
O Grêmio está se preparando para uma mudança em seu elenco. Brenno, goleiro de 25…
Em uma partida marcada por grande superioridade técnica, o Chelsea venceu o Leicester por 2…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Atlético-MG se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Atlético-MG se concentram nos bastidores do…
O clima de emoção tomou conta do Estádio La Nueva Olla neste sábado (23), quando…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Santos se concentram nos bastidores do…
View Comments
O importante é quebrar o monopólio mafioso da #globolixo e não permitir que seja montado um outro monopólio, por nenhuma emissora ou plataforma. Quanto maior for o número de concorrentes dividindo os direitos de transmissão, melhores serão as ofertas aos clubes e melhores serão os preços que chegarão à nós consumidores. Fica bom para os investidores, que terão mais opções em perfil de investimento e para os consumidores que terão mais opções de acesso aos jogos, por preços mais acessíveis.
É lógico que depois de quase 30 anos de monopólio mafioso da #globolixo, a concorrência vai ter que aprender a desenvolver boas transmissões e isso levará tempo. Os indivíduos vítimas da manipulação da #globosta, vão chorar como órfãos desesperados, pq ficaram dependentes do sistema imposto pela mafiosa rede esgoto, mas com o tempo nós vamos ensinando para esses pobres diabos, a procurarem pelas transmissões pela internet e pelo céu, até que várias plataformas estejam batendo em suas portas.
SRN!!
Se prepara em breve teremos que pagar no minimo 2 streaming para poder assistir o brasileirão. Quando o Flamemgo for mandate, vamos assistir pela streaming da fla tv quando não for o mandante, vamos tomar no copo
Me diz a escola em que você estudou, não quero os meus filhos passando na porta.
Os clubes tem que contratar especialistas para obter bons contratos e não ficar nas mãos das emissoras. É bom estudar bastante para ser benefiado.
É apenas o começo, de muitas mudanças e possibilidades, mas infelizmente alguns clubes não aprenderão a ganhar dinheiro, venderão o direito por quase nada pra pegar dinheiro antecipado, transmitir os seus jogos não é fácil aprender rápido! Vimos no Carioca de 2020, quando essa lei era provisória, que até o Flamengo apanhou em muitos jogos no strime.
Isso tudo foi graças ao Mengão que sempre cólica a cara a tapa, e depois sai todo mundo quê o criticava beneficiados!! Pra não ser injusto, o Atlético PR sempre levantou esta bandeira também!!!
Corrigindo: Sempre colocou a cara a tapa
So espero que as emissoras façam um trabalho bonito praue o sbt e a Record deixa muito a desejar nos seus jogos transferidos
Eu errei em algumas palavras ai no comentário me desculpe
Me diz a escola em que você estudou, não quero os meus filhos passando na porta.
Errou mtas palavras, no caso.
Aproveitando que vão mexer na lei Pelé, poderiam mudar o artigo que proíbe que estampem marcas de bebidas como patrocínio nas camisas dos clubes.
Este artigo claramente foi criado pra proteger os interesses econômicos da Globo
Impedindo que os clubes disputassem a verba de patrocínio de anunciantes fortes como Brahma, Antártica, Skol, Itaipava, etc ..
Não pensem que a Globo irá sofrer com essa lei. Muito pelo contrário!
Ao invés de ter que pagar pra 20 clubes, a Globo vai se preocupar em assinar com Flamengo, que é quem mais dá audiência, e mais uma meia dúzia de clubes.
Só que tem um problema
Os clubes vão pedir o que eles querem...
Aí eu quero ver ela banca...
Hoje ela só paga 40% do que ela ganha 60% fica pra ela...
Isso vai se reverter...
O importante é quebrar o monopólio mafioso da rede esgoto.
Se fosse pensar assim o SBT teria transmitido os jogos do Flamengo pela libertadores. E não saiu nenhuma transmissão na tv aberta do Fla pela liberta.
O que me diz.?
SBT não tem estrutura Nenhuma pra transmitir em alta qualidade. Eles são tão fracos que nem com o Flamengo souberam ganhar dinheiro, o mesmo com a Record. Flamengo e Globo apesar dos atritos foram sempre uma parceria milionária e quem sabe pode voltar em 2025.
Meu Deus tem que ser muito puta mesmo para pensar dessa forma .....tenho certeza que nem flamenguista vc é seu verme uma emissora que passa 24hs tentando prejudicar o flamengo seus pseudo jornalista Esportivo sempre criticando o clube matérias mentirosas deu cano de milhões nos clubes cariocas rompeu unilateralmente o contrato e o cara quer GROBO vtnc
Tu é um pau no cu miliciano retardado não nem o que comeu ontem muito menos o que fala
Essa lei será ótima para todos os clubes, e especialmente para os de maiores torcidas.
Os clubes brasileiros se tornarão milionários e o Flamengo será bilionário.