Dirigente diz que Flamengo não descarta endividamento para atingir objetivos

Rodrigo Tostes, vice-presidente de finanças do Flamengo (Foto: Divulgação/Venê Casagrande)

O Flamengo passou por processo de reestruturação nos últimos anos e, com isso, conseguiu ganhar estabilidade para realizar as transações que tem feito nas últimas temporadas. No entanto, o clube poderá tentar uma estratégia diferente para alcançar os objetivos do grupo.

Em entrevista ao canal Venê Casagrande, do YouTube, o vice-presidente de finanças do Mais Querido explicou sobre os métodos utilizados pelo Fla para contratar jogadores. Rodrigo Tostes também contou que, caso o clube precise recorrer a empréstimos para atingir outros objetivos, ele irá fazê-lo, desde que o rubro-negra tenha condições de quitar depois.

— Impossível dizer. Temos que aguardar a performance de jogadores e ver o mercado, quais negociações que o futebol está fazendo para depois sentar e analisar. O Flamengo está saudável e tem crédito, se precisar levantar crédito também tem condições. Se for importante se endividar para conseguir outros objetivos, a gente vai fazer, desde que o orçamento suporte também. Hoje, a boa notícia é que se precisar investir, a gente tem como. Se vai fazer ou não, a discussão envolve muito mais gente na mesa.

Vale destacar, no entanto, que o dirigente pregou responsabilidade financeira do clube, afirmando que o Flamengo não fará movimentações que estejam acima da sua capacidade orçamentária, ainda que hajam diversas ofertas de empréstimos.

— Hoje está cheio de gente querendo emprestar dinheiro para o Flamengo, mas a gente tem a responsabilidade de pagar as contas em dia, de não endividar o clube e mantê-lo saudável. Vamos fazer exatamente o que dá para fazer. No início da pandemia, precisamos fazer algumas ações entendendo que era temporário. Não fazia sentido vender atletas e sair perdendo poder esportivo para resolver problema temporário, mas não podia continuar no nível de investimento de antes. As coisas voltando como antes, vamos voltar com a capacidade de investimento.

Assim, o rubro-negro segue sendo um dos mais saudáveis financeiramente e analisa o mercado da bola em busca de novas contratações. Até o momento, o clube garantiu três reforços para este ciclo: Bruno Viana, Andreas Pereira e Kenedy.