Extremamente tradicional entre os brasileiros, o Flamengo também é conhecido no exterior e tem ganhado ainda mais destaque nos últimos anos. O clube forma jogadores de muita qualidade técnica e lucra com suas negociações para equipes europeias.
No entanto, o Mais Querido não relaxa e busca formas de crescer ainda mais. Assim surgiu a iniciativa de internacionalizar a marca do time e expandir suas fronteiras. Atualmente, o Fla corre atrás de um clube europeu para adquirir e fazer dele uma sede rubro-negra na Europa.
Quem explicou um pouco sobre as pretensões do clube foi o vice-presidente de finanças da equipe da Gávea. Segundo Rodrigo Tostes, a direção do Fla esá em busca de um time que possa competir em grandes ligas e possa promover ainda mais a imagem do rubro-negro. Neste contexto, o Tondela, de Portugal, pode ser um boa ideia para o Flamengo.
— A gente está trabalhando e analisando segunda e primeira divisão, menos do que isso não acredito que seja efetivo. Um clube de terceira divisão não é nossa estratégia. Nossa estratégia é dar exposição aos atletas, é jogar uma Liga Europa e quem sabe mais à frente, eventualmente, disputar ligas maiores, uma Champions ou qualquer outra. Um clube de terceira divisão deixa muito longe para trabalhar isso e acho que não é o caminho. É muito longe. Estamos falando desses dois cenários.
Ainda que questões como idioma e valores sejam favoráveis para a aquisição de um clube português, o dirigente não descartou a possibilidade de o Flamengo analisar e talvez fechar negócio com times de outro país.
— Não necessariamente. Não tem vaga sagrada com Portugal, mas é o que a gente está se dedicando a estudar. O que a gente acha que o primeiro investimento, uma vez ele sendo aprovado, a gente não pode errar. Então a gente vai trabalhar para tentar encontrar o melhor cenário possível. Portugal é uma opção excelente, uma oportunidade boa, pela questão da língua, dos preços dos clubes, de visto, adaptação fácil dos atletas. Portugal faz muito sentido, mas não é o único lugar que estamos buscando.
Enquanto conversa com o Tondela sobre uma possível compra do clube, o Flamengo mantém suas opções em aberto e avalia outras possibilidades. No entanto, vale destacar que a proximidade cultural faz com que Portugal seja um dos principais destinos do clube no Velho Continente.