O Flamengo divulgou, na manhã de hoje (8), uma nota oficial apontando que não participará da reunião convocada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para debater o retorno do público aos estádios nas partidas das competições nacionais.
No documento, o Rubro-Negro sustenta que “não cabe à CBF ou aos clubes deliberar acerca da existência ou não de público nos estádios, por não se tratar de matéria de sua competência desportiva”.
O clube lembrou ainda que ajuizou uma medida cautelar, junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), “visando obter uma decisão que reconhecesse que não cabe à CBF interferir na questão extracampo e sanitária que é a retomada de público nos estádios”.
“Nesse contexto, o Flamengo, embora tenha sempre prazer em estar com os demais clubes e de estar presente na CBF, por uma questão de princípio e de lógica jurídica, não poderá aceitar a convocação feita, porque entende que seria um contrassenso participar de uma sessão deliberativa acerca de um tema que escapa à competência desportiva da CBF, está reservado às autoridades locais e colide com a decisão proferida pelo egrégio STJD, na pessoa de seu presidente”, diz trecho da nota.
A Prefeitura do Rio de Janeiro, em parecer divulgado ontem (8), liberou a presença de público no Maracanã para três jogos do Flamengo: os duelos com o Grêmio, pela Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, e Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores. A capacidade será aumentada gradativamente e a retirada dos ingressos dependerá da apresentação de comprovação da vacina contra covid-19 e teste realizado em até 48 horas antes.
O primeiro jogo contra o Tricolor gaúcho, no próximo dia 15, na Copa do Brasil, poderá receber 24.783 torcedores, cerca de 35% da capacidade total do Maracanã. No segundo duelo com o Grêmio, dia 19, a capacidade aumentará para 40%, enquanto a partida com os equatorianos poderá receber 35.035, aproximadamente 50% do que comporta o estádio.
No documento favorável à presença de público no Maracanã, a Prefeitura ressalta que está “condicionado à rigorosa observância ao protocolo” apresentado pelo Rubro-Negro, e, dentre os ajustes pedidos, há a indicação de que “todo público presente no estádio do Maracanã, nos dias 15,19 e 22 de setembro, será monitorado pela SMS através do número do CPF pelo prazo de 15 dias”.
“O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento da sua convocação pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para participar de uma reunião do Conselho Técnico, hoje, dia 8 de setembro de 2021, com pauta única para deliberar sobre o retorno de público aos estádios nas partidas das competições nacionais, vem prestar os esclarecimentos a seguir.
Desde que as autoridades públicas permitiram o retorno do futebol sem público, o Flamengo sustenta, de forma clara e inequívoca, que não cabe à CBF ou aos clubes deliberar acerca da existência ou não de público nos estádios, por não se tratar de matéria de sua competência desportiva.
Nesse sentido, em 26 de setembro de 2020, o Flamengo publicou uma nota oficial expondo que, segundo já havia decidido o Superior Tribunal Federal (STF), compete exclusivamente às autoridades governamentais locais dispor sobre a possibilidade ou não de público em eventos esportivos ou de outra natureza.
De forma coerente com o que sempre defendeu, o Flamengo ajuizou uma medida cautelar perante o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) visando obter uma decisão que reconhecesse que não cabe à CBF interferir na questão extracampo e sanitária que é a retomada de público nos estádios.
O Exmo. Presidente do STJD, Dr. Otávio Noronha, proferiu uma decisão liminar reconhecendo que não compete à CBF tratar dessa questão (verbis): “Não cabe em princípio, à Entidade de Administração do Desporto, se imiscuir e negar vigência à execução do conjunto de medidas adotadas pelo Estado, para a retomada gradual das atividades – inclusive com reflexos na economia – por lhe faltar, além de competência, o adequado respaldo técnico e a legitimidade atribuída aos governantes democraticamente eleitos”.
Após mais de um ano e meio de futebol sem público, o Flamengo enxerga a retomada do público ao futebol, autorizada pelas autoridades governamentais responsáveis, como uma questão de suma importância, tanto no relacionamento dos clubes com seus torcedores como também na sobrevivência financeira das entidades desportivas.
Vale dizer que a própria Conmebol já reconheceu que a volta do público aos estádios é uma questão sanitária que deve seguir a normatização dos governos locais, razão pela qual o Flamengo já vem jogando com público na Libertadores, independentemente de como estejam nesse particular as outras praças esportivas.
Nesse contexto, o Flamengo, embora tenha sempre prazer em estar com os demais clubes e de estar presente na CBF, por uma questão de princípio e de lógica jurídica, não poderá aceitar a convocação feita, porque entende que seria um contrassenso participar de uma sessão deliberativa acerca de um tema que escapa à competência desportiva da CBF, está reservado às autoridades locais e colide com a decisão proferida pelo egrégio STJD, na pessoa de seu presidente“.
Retirado de: UOL
Multicampeão pelo Flamengo antes da fase de ouro de Jorge Jesus e companhia, Léo Moura…
"Temos que trabalhar para depois colher", disse André Silva A história de André Silva no…
A Rede Globo de Televisão acabou fechando um acordo com a Federação de Futebol do…
O Corinthians emitiu um comunicado nesta sexta-feira (22/11) que será uma dor de cabeça para…
Você sabia que duas gigantes do setor automotivo, Chevrolet e Hyundai, estão unindo forças para…
O novo estádio do Flamengo está às vias de sair do papel. Na última sexta-feira…
View Comments
CBF sem moral !!!
MENGÃO no contexto de hoje manda mais que a instituição
Isso pode custar caro para nosso Mengão pq a CBF em retaliação pode achar motivos para impôr perca de pontos, além de uma desclassificação da Copa do Brasil. O Mengão tem futebol para ganhar tudo em campo, mas se vascilar podemos perder fora de campo.
Bolsominion aonde vc viu isso seu doente ???? Aonde o governo federal prejudicou o flamengo???? Deixa de ser jumento pelo contrário assinou a MP que favorece ao flamengo por negociação por direito de transmissão dos seus jogos além de desinformado e mal caráter com seu post
Os PTralhas desocupados não conseguem nem nos assuntos do Flamengo deixar o medo de lado … eu acho que o Flamengo tem mais é que mandar a CBF mesmo pra cada do chapéu … se está decidido e estamos respaldados … a CBF que morra pra lá e nos deixe em paz … pra frente mengão
Bolsominion aonde vc viu isso seu doente ???? Aonde o governo federal prejudicou o flamengo???? Deixa de ser jumento pelo contrário assinou a MP que favorece ao flamengo por negociação por direito de transmissão dos seus jogos além de desinformado e mal caráter com seu post
Vai é te fuder gado vagabundo
Só assinou para o brasileiro . terá jogo da liberta e da copa do brasil também
O Flamengo foi a favor a volta do futebol foram contra, foi a favor da volta da torcida foram contra agora querem dar de bom mosinho SRN
Brigar com a CBF (Confederação Bolsomínia de Falcatrua) é dificultar mais ainda a vida nos gramados. Agora, é ter bastante cuidado com VAR, com árbitros que deixam a violência tomar conta do jogo e expulsam por reclamação e as famosas datas Fifa. Custava comparecer e se posicionar NA REUNIÃO?
Bolsominion aonde vc viu isso seu doente ???? Aonde o governo federal prejudicou o flamengo???? Deixa de ser jumento pelo contrário assinou a MP que favorece ao flamengo por negociação por direito de transmissão dos seus jogos além de desinformado e mal caráter com seu post
Eles querem aparecer o Flamengo estar certo isso não Copete a CBF só os governantes
Não comparecer é se posicionar.
Já virou moda no Brasil termos que nos submeter a resoluções e caprichos de administradores que priorizam em seus manobras, a falta de honestidade e de respeito com os brasileiros, se apossando indevidamente de recursos que não lhes pertencem e empobrecendo cada vez mais a todos nós que trabalhamos honestamente.
Assim, não poderia ser diferente com a CBF que durante longos anos vem servido como um ninho para ratazanas famintas.
Se tivéssemos um poder judiciário autônomo, não teríamos tantos ladrões nas instituições.
Flamengo está certo...SDS..CBF lixo..
Mengão tá certíssimo. Não compete a CBF determinar a presença ou não de públicos nos estádios. Tá querendo fazer Média com os clubes ! Primeiro teria de reunir com entidades sanitárias e aí sim , vê qual clube é a favor ou vc contra a volta do público aos estádios. SRN 🔴⚫❤️🖤
Antes do campeonato começar o Flamengo assinou o regulamento que dizia que somente voltaria o público no campeonato brasileiro se todos os clubes pudessem ter públicos, temos que ser justos, assinou tem que cumprir.
Ficar falando que o clube é desonesto, é a maior piada. NINGUEM IMPEDE DE QUALQUER CLUBE TER TORCIDA NO ESTADIO, basta fazer a solicitação e pronto. O problema que ficam com medo da torcida ficar fazendo comentários.. preferem criar caso com o Flamengo. palhaçada.
Ok, mas não é a CBF que vai dizer se pode ou não ter público. A questão é sanitária e os órgãos da área é que tem que decidir. Além disso o Brasil é muito grande e as realidades são distintas. Uma cidade pode estar em uma situação mais tranquila, enquanto em outra, a pandemia pode estar em alta. Esperar que a pandemia esteja controlada em TODO o Brasil, para liberar o publico não vai rolar.
Futebol ⚽o meio profissional de maior controle com torcida vacinada e agora fica na mão do estado do R.J que vai fazer política com a questão com um monte de torcedor burro massa de manobra que vai achar Eduardo paes o fodao 🤢🤢🤮🤮🤮🤮🤮🤮
Aí depois a mídia vem em cima com mimimi q o Flamengo está sendo “beneficiado” por estar jogando com torcida, vão querer usar esse argumento q se vale pra um tem q valer pra tds.
O Flamengo não quer entrar nessa treta com a CBF pq nesse momento a volta da torcida no RJ pro Flamengo realmente é mto importante pros cofres do clube mas enfim, q comece o mimimi dos antis, da imprensa paulista e etc.. rsrsrs
O importante é o mengão malvadão passar o trator em cima d td mundo com ou sem torcida hehehe