Taça da Copa do Brasil (Foto: Tayrane Corrêa)
Contra o Grêmio nesta quarta-feira, no estádio do Maracanã, o Flamengo tem uma missão bastante confortável para alcançar a fase semifinal da Copa do Brasil. Depois de atropelar os gaúchos em plena Arena por 4 a 0, pode perder por até três gols de diferença que avança. Se perder por quatro a disputa se dará nos pênaltis. Apenas uma improvável goleada por cinco gols vai eliminar o time de Renato Gaúcho, algo que jamais aconteceu na história do torneio.
Caso passe à semifinal será a 14ª vez em sua história que o Flamengo figurará entre os 4 melhores da principal copa nacional. Em 20 disputas de quartas de final na história, o Fla triunfou 13 vezes até agora e foi eliminado em outras sete oportunidades. O que dá um aproveitamento de 65% nesta etapa da Copa do Brasil.
Apesar de Grêmio e Cruzeiro possuírem mais conquistas que o Flamengo na Copa do Brasil, o rubro-negro construiu grande tradição na competição desde a sua criação, em 1989. A primeira eliminação do Flamengo em uma fase de quartas de final só foi ocorrer em 1999, diante do Palmeiras em um confronto eletrizante.
Nas duas temporadas seguintes (2000 e 2001) Santos e Coritiba também impuseram eliminações ao Fla nesta parte do torneio. Em 2009 e 2011 ocorreram novamente duas eliminações seguidas nas quartas, para Internacional e Ceará, respectivamente. O Flamengo tem tudo para evitar uma terceira eliminação seguida no mesmo estágio da Copa do Brasil, já que Athletico em 2019 e São Paulo em 2020 interromperam a trajetória rubro-negra nas últimas duas temporadas.
O maior rival do Grêmio é justamente a única equipe que o Flamengo eliminou da Copa do Brasil duas vezes na fase de quartas de final. Em 1996 e 1997 o rubro-negro tirou o Internacional do caminho. Nas seis primeiras edições da competição que o Flamengo chegou às quartas de final ele obteve sucesso, passando às semis, contra Corinthians (1989), Bahia (1990), Londrina (1993), Cruzeiro (1995) e Internacional (1996 e 1997). Em 2003, 2004 e 2006 foram eliminados respectivamente Vitória, Grêmio e Atlético-MG. Em 2013 o duelo de quartas de final mais marcante para os rubro-negros: goleada de 4 a 0 em cima do Botafogo, que à época tinha um dos times mais fortes do futebol brasileiro.
Em 2014 o América-RN foi o eliminado e em 2017 e 2018 caíram Santos e Grêmio. Os tricolores gaúchos têm tudo para igualarem o feito dos rivais e se tornarem a segunda equipe a caírem diante do Flamengo em uma quarta de final da Copa do Brasil pela segunda vez.
Retirado de: Diário do Fla
O duelo entre Santos e Bahia, marcado para domingo (06), às 20h30, promete fortes emoções…
O Santos volta a campo no próximo domingo (06 de abril), às 18h30 (horário de…
O Vasco foi para o intervalo perdendo por 2 a 0 para o Corinthians, na…
O Corinthians vai vencendo o Vasco por 2 a 0, na Neo Química Arena em…
O confronto entre Vitória e Flamengo, marcado para domingo (06), às 18h30 (de Brasília), promete…
O Campeonato Brasileiro sempre reserva surpresas, e muitos torcedores buscam previsões para entender o que…
View Comments
Isto é uma pesquisa interessante. Tem que ser sempre assim. Informativa, criativa, bem legal. Interessa aos verdadeiros rubro-negros.
Comecei a assistir a CDB em 2019, e é muito boa essa competição.
Muito boa matéria, principalmente pra mim que acompanho a CdB desde o início, em 1989, e gosto bastante desse torneio.
Pra quem não sabe, o Flamengo é o líder do ranking de pontuação e vitórias neste torneio. Basta pesquisar o Ranking CBF Copa do Brasil.
O 2° colocado é o Grêmio.
Já o Cruzeiro, mesmo tendo 6 títulos não fica nem entre os Cinco primeiros.
E por incrível que pareça, o Vasco da Lama está entre os Cinco mesmo tendo apenas 1 título do torneio. Isto ocorre porque considera-se pontuações (vitórias+empates), e não número de títulos.