Os planos da prefeitura do Rio de Janeiro em sediar o Mundial de Clubes de 2021 podem facilitar o caminho do Flamengo na busca pelo bicampeonato mundial. Por conta das regras de classificação ao torneio, o rubro-negro tem chances de garantir presença mesmo sem vencer a atual Libertadores, da qual disputa a semifinal contra o Barcelona-EQU.
Pelas regras do torneio, há uma vaga reservada ao atual campeão nacional do país-sede. Bicampeão brasileiro, o Flamengo ocuparia essa vaga, dependendo da data em que o torneio seja realizado e do tempo hábil. O Campeonato Brasileiro tem encerramento previsto para 5 de dezembro, enquanto o Mundial de Clubes ainda não tem data definitiva, mas tradicionalmente ocorre no início do mesmo mês.
Possíveis alterações no calendário e decisões da Fifa podem mudar o cenário, mas há dois precedentes. Quando o torneio foi realizado em países como Qatar e Emirados Árabes, que utilizam calendários semelhantes ao europeu, com início da temporada na metade do ano, a vaga ficou com o atual campeão, mesmo que um novo torneio estivesse em andamento.
Já na última vez em que o torneio teve o Japão como sede, país cuja liga nacional, a J-League, tem calendário anual, semelhante ao do Brasileirão, o anfitrião classificado foi o campeão daquele ano. Isso aconteceu em 2016, quando o Kashima Antlers garantiu a classificação no dia 3 de dezembro, cinco dias antes do início do Mundial.
Coincidentemente, além do Flamengo, o principais candidatos ao título do Brasileirão também são semifinalistas da Libertadores: Atlético Mineiro e Palmeiras. Caso o plano do Mundial no Brasil se concretize, a chance do torneio ter dois representantes brasileiros é grande.
A equipe anfitriã é a única que já tem o adversário definido. Os classificados entrarão ainda na primeira chave de mata-mata, contra o campeão continental da Oceania: o Auckland City, da Nova Zelândia. Para chegar ao título, serão necessárias quatro vitórias, incluindo a decisão. Além das duas agremiações, já estão classificados ao torneio Chelsea (Inglaterra) e Al Ahly (Egito).
Além do Rio de Janeiro, a África do Sul também está interessada na possibilidade de sediar o Mundial. Em entrevista à Rádio BandNews, Pedro Paulo explicou o interesse:
— A gente acredita que a volta do público com os protocolos sendo seguidos, como o próprio secretário de saúde Daniel Soranz acompanhou, com responsabilidade, é possível voltar de forma ordeira. Mas não tenho dúvidas de que a estratégia estabelecida pelo prefeito Eduardo Paes e pela Prefeitura é de retorno responsável não só do Maracanã, como do Engenhão também. E o Rio de Janeiro (fica) aberto para trazer novos eventos esportivos para a cidade, afirmou o Secretário.
Retirado de: Extra
Multicampeão pelo Flamengo antes da fase de ouro de Jorge Jesus e companhia, Léo Moura…
"Temos que trabalhar para depois colher", disse André Silva A história de André Silva no…
A Rede Globo de Televisão acabou fechando um acordo com a Federação de Futebol do…
O Corinthians emitiu um comunicado nesta sexta-feira (22/11) que será uma dor de cabeça para…
Você sabia que duas gigantes do setor automotivo, Chevrolet e Hyundai, estão unindo forças para…
O novo estádio do Flamengo está às vias de sair do papel. Na última sexta-feira…
View Comments
Mundial de clubes disputado no Brasil será que a rede esgoto de televisão 📺vai transmitir????? Copa América não poderia Mundial de clubes vão fazer até fan zona da rede esgoto ..... e são Paulo vai ficar chupando dedo porque doria calça apertada não vai flexibilizar nada mais ele pode ir em mini manifestação aglomerar se abraçar ir ao Rio de janeiro Copacabana palace queimar 🔥o feijão tudo bem e o povo tomando no 👌🏾
Que venha o chelsea
Se o Fla ganhar a Libertadores e o Nacional 2021, tornando-se tricampeão brasileiro, provavelmente o convidado seria quem chegasse em segundo no Nacional. Nós iríamos como capeão continental, o q é bem melhor pois já entra na Semi, assim como o campeão europeu, o Chelsea. Mas se o Mundial começar ainda com o Brasileiro em curso por falta de datas, vale o Brasileirão passado e Flamengo ganhando tb este, a Fifa teria q decidir cedo quem seria o outro: o vice Brasileiro 2020 (Inter) ou o vice da Liberta. Os europeus podem não aceitar bem pois o vice europeu não está presente. Vai ser pplítica pura: quem tem mais força na Cbf pra ela agir junto à Fifa. Vejo Palmeiras e Galo com mais força pplítica q o Inter. E tb vejo o Fla com mais força caso não ganhe nem a Liberta nem o brasileiro 21 pra fazer valer o título nacional passado e contaria com a ajuda da prefeitura. Lógico q se o Mundial for adiado pro fim de dezembro ou janeiro fica difícil não escolher o campeão brasileiro de 21 e a briga atual da gente com a cúpula da Cbf tb não ajuda em nada.
Imagina levantar o Mundial em casa slc 😍
Imagine o Flamengo sendo campeão de tudo, o que aconteceria se o mundial for no Brasil? Quem fica com a vaga de anfitrião?
Provavelmente o segundo colocado do Brasileirão
RogerFla100%Rubronegro, você não é e nunca será torcedor do Flamengo, leu a noticia mas não soube interpretar o que leu!! você se alimenta de fezes, né? rsrsrsrsrs
Retificando atual Bi campeão brasileiro
Rumo ao tri
Que venha o chelsea
SRN
Kkkkkkkk
A FIFA É QYEM MANDA!
O atual campeão não é o Palmeiras? Então porque a vaga seria do Mengão. Só quero entender isso.
O texto fala de campeão nacional e não da Libertadores.
Exatamente, campeão nacional. No caso o brasileirão.
O atual campeão nacional....vc lêu a notícia pelo menos?
Leu nada.