Flamengo

STJD derruba liminar que permitia público ao Flamengo

Após recursos de 17 clubes e da CBF, veio o efeito suspensivo à liminar do Flamengo, que permitia público na próxima rodada do Brasileirão. A decisão foi tomada no início da madrugada de hoje (16) — quase duas horas depois do Flamengo x Grêmio pela Copa do Brasil, que marcou o retorno do público ao Maracanã, com base nessa mesma liminar que agora caiu. O despacho foi feito pelo auditor do Pleno do STJD, Felipe Bevilacqua, relator do processo na instância máxima da Justiça Desportiva brasileira.

O UOL Esporte apurou que a solução encontrada por Bevilacqua foi suspender os efeitos da decisão anterior até a realização do conselho técnico da Série A, marcado para 28 de setembro. Com isso, evita-se que os clubes levem adiante a ameaça de suspensão da rodada do próximo fim de semana, que seria uma resposta extrema ao uso da liminar por parte do Flamengo para colocar torcida no estádio.

No dia 8, os demais 19 clubes concordaram de forma unânime que só haveria público no Brasileirão se as autoridades de todas as praças autorizassem. A reunião do dia 28 foi agendada para que houvesse uma nova rodada de discussão, verificando a viabilidade de liberação visando à 23ª rodada (que começa em 2 de outubro).

“Diante do caráter de urgência ante a possível violação à legislação federal posta e consubstanciado nas inúmeras petições e manifestações dos autos, bem como tratando-se de matéria com escopo relevante e que traduz, em análise perfunctória, probabilidade de dano de difícil ou incerta reparação com a iminente não realização da rodada deste próximo final de semana, concedo parcialmente o efeito suspensivo ativo vindicado, para o fim de afastar parcialmente os efeitos da medida liminar concedida nestes autos até a reunião do conselho técnico, este a ser realizada no próximo dia 28 de setembro, restabelecendo automaticamente “in totum” os efeitos ora sustados no dia imediatamente posterior à realização da referida reunião, independentemente de resultado”, escreveu Bevilacqua na decisão.

A decisão vem a calhar não só para os 17 clubes que fizeram oposição ao Flamengo no tribunal, mas também a CBF, que temia a ameaça de suspensão da rodada. A entidade não queria “apertar o botão” e oficializar o cancelamento da agenda do fim de semana. O discurso ao logo do dia foi de fazer um esforço para “preservar as competições”.

No recurso feito pela CBF, a própria entidade citou que “fatalmente” a rodada seria adiada, caso o Flamengo seguisse com a ideia de colocar torcida no jogo do fim de semana, valendo-se da liminar em vigor.

Na decisão de hoje, Bevilacqua estabeleceu que a liminar volta a valer imediatamente no dia seguinte à reunião do dia 28. A questão é que o julgamento no Pleno da medida inominada feita pelo Flamengo que gerou a decisão liminar está agendado para o dia 23. E nessa sessão pode vir uma decisão definitiva sobre o mérito.

O movimento dos clubes de pressionar o STJD e a CBF a respeito da suspensão da rodada do Brasileirão ganhou corpo na terça-feira, quando o presidente do STJD, Otávio Noronha, rejeitou o pedido de reconsideração feito pelos clubes. Na liminar inicial, ele tinha considerado que a CBF não era competente para dizer se poderia ou não haver torcida. Isso era uma prerrogativa das autoridades.

Mas na documentação protocolada ontem à tarde, a CBF argumentou que o conselho técnico tinha, sim, poder para tomar a decisão sobre o público e fez o alarde sobre o risco de a rodada não acontecer, o que acabou sendo citado por Bevilacqua na decisão que, por ora, adia a briga jurídica a respeito do assunto.

Retirado de: UOL

Equipe Gávea News

View Comments

  • VALE LEMBRAR:
    Em 2019, após o Palmeiras conseguir uma decisão favorável do STJD para não receber os torcedores do Mais Querido no Allianz Parque, na partida do returno do Campeonato Brasileiro, nenhum clube saiu em defesa do Fla, que na ocasião, ainda recorreu para reverter o veredito, mas não obteve êxito. Cabe ressaltar que torcida no estádio é considerado como uma fator técnico, uma vantagem da agremiação. Não se falou em isonomia e o Rubro-Negro ganhou o duelo por 3 a 1, com direito a Gabigol comemorando junto a arquibancada adversária.

    NÃO VI NINGUÉM USAR A PALAVRA "ISONOMIA" OU FALAR EM SUSPENDER AQUELA REFERIDA RODADA DO BRASILEIRÃO. A GRANDE VERDADE É QUE LUTAMOS CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, E TEM VÁRIOS FATOS QUE ATESTAM ISSO.
    O FLAMENGO TÁ MUITO MAIS QUE CERTO EM LUTAR POR SEUS DIREITOS E PRECISA NO NOSSO APOIO INCONDICIONAL.

    PRA CIMA DELES!!
    SRN 🔴⚫

  • Acho que o Flamengo deveria jogar o brasileirão e a Copa do Brasil na gavea, já que não pode por torcida, seria muito mais barato e teria o campo sempre em melhores condições, e deixaria o custoso Maracanã a cargo do Florminense

  • Eu prefiro até não comentar a decisão pois, como se percebe, a justiça brasileira vai de mal a pior em todas as suas instâncias, principalmente nos Supremos Tribunais onde a corrupção e a impunidade já viraram rotinas!
    Portanto, clubes como o Flamengo é o Atlético Mineiro, que estão em outro patamar, deveriam solicitar as suas inclusões em outros campeonatos, como a Champions League, onde existem outros clubes com o mesmo nível, é deixar os demais timecos, principalmente os 17 que pularam igual cabrito de inveja, disputem um campeonato inferior e no mesmo nível de inferioridade deles!
    Seria o melhor para todos, principalmente para os Clubes que estão em outro patamar superior!

  • Gostaria de saber dessa diretoria do Flamengo até quando vão carregar o fluminense nas costas pra terem o Maracanã como estádio? Tudo que acontece no futebol brasileiro, o fluminense é contra o Flamengo, mas o Flamengo continua carregando esse clubeco pra eles jogarem no Maracanã. Até quando Diretoria?

    • PARABÉNS PELO SEU COMENTÁRIO, EU DEPOIS DESSA NÃO ACEITARIA PARCERIA COM UM TIME DE TRAIDORES, O QUE FAZEM EM AJUDAR O FLAMENGO???
      NADA x NADA...

  • Clubes e CBF lutando contra torcida nos jogos? Somente por picuinha, pois a paulistada não pode colocar público antes de novembro. Agora os comentadores dos programas esportivos sossegam ou continuarão descompensados?
    Vejam que coincidência: o presidente da CBF convidou o presidente do grémio para um encontro e, provavelmente, já antecipou a solução no STJD.
    Pq penso isso? As declarações do técnico e de Diego Souza do grémio sobre o jogo do domingo (como disseram que não jogariam com torcida e falaram sobre o jogo eh pq sabiam que não teria publico, certo?)

  • Os caras em vez de arrumar uma liminar p jogar,igual a série b,fica atrapalhando quem consegue,quer uma mamadeira quer?

  • Esses caras ainda não entenderam que futebol é negócio para os dirigentes e paixão para os torcedores. Nós, que somos a Nação, entendemos. Basta seguir o exemplo do futebol pelo mundo. São presidentes de clube de várzea mesmo. São todos amadores. Não tem clube de várzea de São Paulo na Copa do Brasil.

Recent Posts

Ele jogou com Vini Jr. no Flamengo, catou latinhas, deu a volta por cima e hoje é destaque na Europa

Alexsandro Ribeiro é dono de mais uma das emocionantes histórias de superação que permeiam o…

5 minutos ago

Jogadores do Corinthians tomam atitude em relação a Ramón Díaz

Jogadores querem permanência do técnico O Corinthians está vivendo uma surpreendente recuperação em 2024. O…

10 minutos ago

Luís Castro é disputado por dois clubes grandes de São Paulo

Ex-técnico do Botafogo e do Al-Nassr, ao qual Cristiano Ronaldo joga, Luís Castro é cobiçado…

15 minutos ago

Ídolo do Atlético-MG, Leonardo Silva fala sobre a final da Libertadores

Ex-zagueiro opinou sobre a decisão e disse que espera o Atlético campeão Atlético-MG e Botafogo…

20 minutos ago

Pep Guardiola é sincero ao falar sobre fase do Manchester City

Guardiola renova com o Manchester City até 2027 e comenta desafios no clube O Manchester…

25 minutos ago

A declaração de Guilherme Henrique sobre David Luiz e Michael

A grande virada sobre o Cuiabá na última quarta-feira (20/11) além de representar três pontos…

30 minutos ago