O Flamengo foi derrotado pelo Grêmio no último domingo (20), pelo Brasileirão, naquela que foi uma das piores partidas da equipe sob o comando do treinador Renato Gaúcho. Mas o jogo não teve somente fatos contrários ao time carioca.
No final da partida, com o placar em 1 a 0 e já nos acréscimos, o goleiro Diego Alves defendeu um pênalti cobrado por Borja, que deixaria a vantagem maior para os visitantes gaúchos. Mais do que um alento, a defesa significou um número expressivo do goleiro pelo Fla na competição.
Com a cobrança do domingo, Alves chegou ao seu quinto pênalti defendido pelo Flamengo no Brasileirão, de 15 cobrados. Isso quer dizer que, a cada três penalidades batidas, o camisa 1 defende, pelo menos, uma delas, um aproveitamento acima dos 30% nas defesas.
O número só consagra Diego Alves como um especialista no assunto. Ele, afinal, é o recordista em defesas de pênaltis do Campeonato Espanhol, com 27, e com um média próxima à de hoje pelo Rubro-negro no Brasileirão. Afinal, foram 66 cobranças enfrentadas em La Liga, e 40% delas defendidas.
Números totais de Diego Alves pelo Flamengo continuam bons
A defesa de Diego Alves na cobrança de Borja também contribuiu para suas estatísticas gerais como pegador de pênaltis pelo Flamengo. Contando as batidas nas disputas por penalidades, e por todas as competições, o goleiro chegou à 14 defesas em 48 disparos contra sua meta. O aproveitamento de 29% é um pouco menor que os 33% do Brasileirão, mas praticamente num empate técnico.
A habilidade do camisa 1 pode ser especialmente útil ao Mengão nessa reta final de temporada. O time, afinal, disputa as semifinais tanto da Libertadores quanto da Copa do Brasil. E ter um especialista nas penalidades é uma vantagem e tanto.
Retirado de: Torcedores