Taça da Copa Libertadores da América no gramado do estádio do Maracanã (Foto: Conmebol)
O Flamengo inicia nesta quarta-feira a disputa de mais uma semifinal de Libertadores na sua história contra os equatorianos do Barcelona. Se depender do retrospecto histórico contra os vizinhos sul-americanos atuando no Rio de Janeiro, a torcida rubro-negra tem bons motivos para ficar animada. Atuando sob seus domínios o clube carioca jamais foi derrotado por uma equipe equatoriana em suas 17 participações no principal torneio do continente.
Curiosamente até a edição de 2012 da Libertadores, o Flamengo jamais havia enfrentado uma equipe do Equador no torneio, mas desde então, somente em 2017 o rubro-negro não pegou nenhuma equipe do país. Com isso foram 16 jogos em apenas nove anos. O Flamengo venceu 11 vezes, perdeu outras quatro e empatou um único jogo contra a LDU na edição deste ano (2 a 2 no Maracanã).
Curiosamente até a edição de 2012 da Libertadores, o Flamengo jamais havia enfrentado uma equipe do Equador no torneio, mas desde então, somente em 2017 o rubro-negro não pegou nenhuma equipe do país. Com isso foram 16 jogos em apenas nove anos. O Flamengo venceu 11 vezes, perdeu outras quatro e empatou um único jogo contra a LDU na edição deste ano (2 a 2 no Maracanã).
O Emelec, maior rival do Barcelona, é o adversário equatoriano que o Flamengo mais enfrentou na Libertadores. Dos 16 duelos no torneio, metade foi contra o alvi-anil de Guayaquil. Todas as quatro derrotas do Fla para equatorianos na Libertadores aconteceram no país. 3 a 2 para o Emelec em 2012, 2 a 0 para o Emelec em 2019, 2 a 1 para a LDU em 2019 e 5 a 0 para Independiente Del Valle em 2020.
O adversário desta quarta, que já decidiu a Libertadores duas vezes, enfrentou o Flamengo na Libertadores em 2020. As equipes foram sorteadas para o mesmo grupo. A partida de ida foi a última do Fla com torcida no Maracanã antes da pandemia, vitória por 3 a 0, ainda sob o comando de Jorge Jesus. No jogo de volta, já disputado com os efeitos da Covid-19 e com Domenèc Torrent no comando da equipe, vitória por 2 a 1 em Guayaquil.
Retirado de: Diário do Fla
A FIFA confirmou recentemente a convocação do árbitro polonês Tomasz Kwiatkowski para a equipe de…
Após a derrota para o Palmeiras por 2 a 0 no clássico disputado no sábado…
A fase do Cruzeiro continua instável na temporada, e a recente saída de Marlon para…
A semana começou movimentada na Vila Belmiro. Nesta segunda-feira (14 de abril), o Santos oficializou…
O início de temporada tem sido desafiador para o Botafogo em 2025. Após um 2024…
O Bahia terá um importante desfalque para o confronto contra o Cruzeiro, válido pela quarta…
View Comments
Só não poder repetir este 2 a 2 que teve com a LDU este ano por causa desta regra idiota do gol qualificado, q graças a Deus, acabou na Copa do Brasil e deve acabar no ano que vem na Liberta, que sempre imita a Champions, onde acabou.
Ali era o Ceni é sua tática fraca, acredito que o fla ganha bem no maraca. SRN pra cima deles.