Flamengo

Flamengo volta ao STJD contra os 17 clubes e a CBF

O departamento jurídico do Flamengo ingressou nesta segunda-feira, no STJD, com pedido pelo não reconhecimento dos recursos de 17 clubes e da CBF contra a liminar que liberava torcida em jogos do clube. O novo movimento do clube da Gávea alega que a ação tanto da CBF quanto dos clubes no tribunal desportivo foi realizada fora do prazo previsto no Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

O Flamengo cita o artigo 138 do CBJD, que prevê três dias, “contados da proclamação do resultado do julgamento”, para recursos voluntários. “No caso em tela, a decisão liminar foi deferida em 4 de agosto de 2021, ou seja, há mais de 40 (quarenta) dias… de modo que a intempestividade é indubitável”, defende a ação rubro-negra.

Do outro lado, a CBF alega que foi notificada da decisão apenas no dia 14 de setembro, ou seja, dentro do prazo de recurso previsto no CBJD. O caso seria levado a julgamento no dia 23 de setembro, mas foi desmarcado pois há novo Conselho Técnico no dia 28 entre os clubes.

Na última semana, o vice-presidente do STJD, Felipe Bevilaqua, suspendeu os efeitos da liminar que garantia ao Flamengo a possibilidade de levar público aos seus jogos como mandante. A decisão anterior era do presidente do tribunal, Otávio Noronha.

O Flamengo reforça que “não anuiu, não aderiu e tampouco reconhece a legitimidade” da ata da reunião do Conselho Técnico da CBF de 24 de março de 2021 – aquela na qual os clubes concordaram em retornarem com público todos ao mesmo tempo. Por isso “se sente absolutamente livre para contestar seus termos”, justifica a “contrarrazão” do clube.

O departamento jurídico do Flamengo voltou a lembrar que nem a CBF nem o Conselho Técnico têm competência para decidir sobre público em estádios, pois cabe exclusivamente ao governo municipal, “que é quem detém estrutura e capacidade científica para tratar do tema”.

“O Flamengo não pode aguardar passivamente o retorno dos torcedores ao estádio”, diz trecho da ação, lembrando que o clube precisou vender atletas para “honrar seus compromissos”. A diretoria do Flamengo também lembrou que não houve preocupação de equilíbrio técnico quando o clube ficou sem cinco jogadores convocados para as Eliminatórias.

“Em outras palavras, não se pode admitir que a defesa do equilíbrio técnico da competição seja clamada e preservada tão somente quando favoreça alguns, de forma que em situações opostas o silêncio e a omissão são patentes”, assinala o texto rubro-negro, que contesta soluções uniformes nesse caso: “Quem garante que quando forem autorizados em alguns estados, em outros não haverá recuo para fecharem novamente?”

Retirado de: Globo Esporte

Equipe Gávea News

View Comments

  • É questionável a conduta da CBF se posicionar a favor de uns filiados contra outro ente. No meu entendimento a "entidade mãe" não pode tomar partido a favor de uns contra outro filiado, pois perde a neutralidade. Ela é defensora dos que mais lhe interessa, em prejuízo de outros? "Meu filho rico tem que ser punido porque é rico". Óra, se esse filho é rico, ele trabalhou com competência para ter sucesso. Que os outros façam o mesmo. Não dá para passar a mão na cabeça dos incompentes. Vão à luta, façam como o "filho riquinho", trabalhem. Mas, com competência.
    A CBF tem que ser mudada, repensada, ou vamos continuar com o "complexo de vira-latas", tudo que é bom vem de fora. Imitem os europeus, montem times de primeira linha e deixem de picuinhas. Avante Mengão!!!

  • Lembro de jogos que o Flamengo teve que jogar com reservas pq alguns jogadores foram convocados pela a CBF e quando tinha jogadores com covid e etc. Agora é a vez do mengão gritar pra todo lado mesmo vamos com tudo mengão. Sem falar que os metrôs, ônibus, vlts, festas e etc estão tudo lotado de pessoas Agora no estádios não podem.

    • E COM PEDRO E GABRIEL Barbosa convocados pra seleção tem que alterar as datas dos jogos que o Flamengo ficara sem vários jogadores titulares.

Recent Posts

A declaração de Ana Thaís direcionada aos técnicos estrangeiros

A comentarista Ana Thaís Matos voltou a chamar atenção ao valorizar nomes brasileiros no cenário…

1 minuto ago

Cuca pressiona diretoria do Atlético-MG

Após o empate com o Vitória no Mineirão pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, o…

6 minutos ago

Grêmio x Internacional: a declaração de Vitão

Na noite da última quarta-feira, o Internacional sofreu sua primeira derrota da temporada, perdendo para…

11 minutos ago

A declaração de Igor Jesus após empate do Botafogo com o São Paulo

O Botafogo recebeu o São Paulo no estádio Nilton Santos, em partida válida pelo Campeonato…

16 minutos ago

A declaração de Roger Machado após a derrota do Internacional para o Palmeiras

O Internacional sofreu seu primeiro baque na temporada. Em um Beira-Rio com clima de decisão,…

21 minutos ago

A declaração de Roger Machado direcionada a Enner Valencia, Borré, Lucca e Gustavo Prado, do Internacional

O início invicto do Internacional em 2025 chegou ao fim em casa e diante de…

26 minutos ago