Adversário deste domingo pela 22ª rodada do Brasileirão, o América-MG é uma ‘presa fácil’ dos confrontos contra o Flamengo ao longo da história em competições oficiais. Em 15 partidas o rubro-negro saiu com a vitória em nove oportunidades, empatou quatro e perdeu apenas duas do clube mineiro.
No duelo entre eles disputado no 1º turno do Brasileirão, o Flamengo já não contava com algumas de suas estrelas que partiram para servir as seleções na Copa América. Mesmo assim o Flamengo não encontrou maiores dificuldades para vencer por 2 a 0 no Maracanã. Bruno Henrique e Rodrigo Muniz, que foi negociado com o futebol da Inglaterra, marcaram os gols.
Entretanto a história nem sempre foi assim. Entre 1971 e 2001 a vantagem dos confrontos pertencia ao Coelho. O alvi-verde de Belo Horizonte venceu por 2 a 0 pelo Brasileiro 1972 e 2 a 1 na edição de 2000 da principal competição do país. Além disso no período foram três empates. A única vitória do Fla havia acontecido em 1998.
Atuando diante do América-MG sob seus domínios, o Flamengo só foi derrotado em 2000, pela Copa João Havelange. O gol do rubro-negro foi marcado por Petkovic, mas com dois tentos de Zé Afonso, o Fla foi surpreendido e comprometeu suas pretensões de classificação na competição. Ao fim da fase de classificação, de fato o time comandado por Zagallo acabou eliminado precocemente da disputa.
O América-MG ficou afastado da primeira divisão dez anos. Com o retorno, em 2011, o Fla passou à frente do confronto. Derrotou o oponente nos dois turnos em 2011 e 2016, além de uma vitória e um empate em 2018. Pela extinta Primeira Liga outros dois triunfos em 2016 e 2017.
Retirado de: Diário do Fla