O Flamengo criticou mais uma vez a demora dos clubes da Série A e da CBF em liberarem a volta do público no Brasileiro da Série A, depois de a Série B ter permitida a presença de torcida.
Em nota, a diretoria lembra que um governante local não pode decidir por todos os clubes, uma vez que a Bahia proibiu o retorno da torcida e emperrou a liberação nas demais localidades.
A reunião do Conselho Técnico dos clubes na CBF, que será nesta terça-feira, mais uma vez não terá a presença do Flamengo, que defende que não cabe a clubes e à entidade deliberar sobre o tema.
Em relação à convocação feita pela CBF para a participação em uma reunião do Conselho Técnico, hoje, dia 28/09/2021, com pauta única para deliberar sobre o retorno de público aos estádios nas partidas da Série A do Campeonato Brasileiro, o Clube de Regatas do Flamengo informa que:
Como é notório, desde o início da discussão sobre o assunto, o Flamengo sustenta de forma clara e inequívoca que não cabe à CBF ou aos clubes coletivamente deliberar acerca da existência ou não de público nos estádios, por entender ser uma decisão interna de cada clube, desde que aprovada pelas autoridades competentes.
Neste período, o Clube publicou duas notas oficiais expondo que, segundo já havia decidido o Supremo Tribunal Federal (STF), compete exclusivamente às autoridades governamentais locais dispor sobre a possibilidade ou não de público em eventos esportivos ou de outra natureza.
Por essa razão, o clube ajuizou uma medida perante o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e obteve uma liminar de lavra do seu presidente, Dr. Otávio Noronha, que reconheceu que não compete à CBF tratar dessa questão (verbis): “Não cabe em princípio, à Entidade de Administração do Desporto, se imiscuir e negar vigência à execução do conjunto de medidas adotadas pelo Estado, para a retomada gradual das atividades – inclusive com reflexos na economia – por lhe faltar, além de competência, o adequado respaldo técnico e a legitimidade atribuída aos governantes democraticamente eleitos.”.
Depois disso, o relator do processo, Dr. Felipe Bevilacqua, proferiu uma decisão sustando os efeitos da decisão até que fosse realizada uma sessão do Conselho Técnico, agendada para o dia 28 de setembro de 2021, deixando claro que a mesma liminar voltaria a vigorar no dia 29 de setembro, independentemente do que ocorresse na reunião do Conselho Técnico.
O Flamengo não abre mão de lutar pelos direitos dos torcedores de todos os clubes voltarem, de forma segura, aos estádios, uma vez que as autoridades competentes tenham liberado a presença de público.
Esta liberação já ocorre hoje em todas as cidades-sede dos clubes da Série A, com exceção da cidade de Salvador, na Bahia.
A continuidade da proibição de público no Campeonato Brasileiro da Série A se mostra ainda mais sem sentido quando vemos que, na data de hoje, os jogos da Série B do Campeonato Brasileiro de futebol, torneio este administrado pela própria CBF e com a presença de clubes de grandes torcidas, têm a liberação dos torcedores no estádio como um dos seus grandes atrativos.
Neste momento, em que a grande maioria dos países apresentam torneios e competições com público, é inacreditável verificar que, mesmo com as aprovações das autoridades sanitárias governamentais competentes, ainda há quem atente contra as torcidas do Brasil e lute por deixá-las longe dos estádios. Para nós, o direito dos torcedores de todo o país em frequentar os estádios brasileiros não pode ser cassado em razão da decisão de apenas um governante local.
As torcidas dos clubes são a razão de ser do futebol. São elas que, com sua presença, vibração e apoio, fazem do futebol o maior e mais popular esporte do mundo. Sem o torcedor nos estádios, o futebol perde em muito sua atratividade e seu espetáculo. É por estes torcedores que todos os clubes devem lutar.
Para nossa satisfação, a luta que temos travado tem se mostrado correta, com as autoridades competentes aprovando a volta do público aos estádios.
Por tudo que foi exposto, o Flamengo reafirma sua convicção de que não cabe aos clubes coletivamente ou à CBF deliberar sobre o retorno do público aos estádios.
Portanto, por uma questão de princípio e de lógica processual e jurídica, o Flamengo não participará da reunião, até para não adotar uma conduta contraditória em relação à posição que sempre defendeu.
Retirado de: O Globo
Confira o que Sérgio Coelho falou O Atlético-MG ainda festeja o empate sem gols com…
O volante Richard Ríos deixou o Palmeiras para defender a seleção da Colômbia na Data…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Internacional se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Fortaleza se concentram nos bastidores do…
O Botafogo atravessa uma fase extraordinária dentro e fora de campo. Líder do Brasileirão e…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o São Paulo se concentram nos bastidores…
View Comments
Tá fazendo a coisa certa da maneira errada, devia era ter participado da reunião para mostrar aos incompetentes o correto. Não participando, só faz os outros ficarem com raiva e querer adiar ainda mais a volta da torcida!
Tem que avisar ao Landim e a seus asseclas que o Flamengo não disputa campeonato sozinho. Apesar de terem a intenção de "comprar" um clube da Europa, ainda disputamos campeonatos no Brasil, na América do Sul e, de vez em quando, "Mundial". Essa turma está, cada vez mais, isolando o Flamengo e criando a antipatia nacional. Pena que vários torcedores, pelo que parece, concordem com esse tipo de atitude. O Flamengo deveria ir à reunião para defender o seu ponto de vista e aproveitar perguntar por que a segunda divisão já tem público e a primeira divisão, até agora, não? Seria só porque o Flamengo foi o primeiro a defender a volta dos torcedores? Mas não, como crianças mimadas, fazem beicinho, cruzam os braços, batem os pés e dizem "não vou, não vou, não vou". Parece aquela criança que é a dona da bola e, por não ser escolhida para nenhum time, não a empresta para os outros brincarem. Vai disputar campeonato contra quem???????
Sai daí carniça!!! A página é do Flamengo, se recolha a sua insignificância e sai da nossa página.
Larga de ser escrito o sem noção... Vai procurar uma mulher p outra se distrair.... SRN
Não vejo por esse lado, quem decide se pode não abrir acessos às pessoas ou a públicos, são as autoridades Estaduais e Municipais. Ridículo ficar Nessa em ficar achando um culpado…. Flamengo está prestando pelos seus interesses pq não pensa pequeno e isso acaba frustrando os antis. Hoje o Flamengo está buscando a excelência de um clube de futebol europeu de respeito, os outro clubes que tmbm busquem a sua. Flamengo hoje é muito maior que antis é isso faz com que ele pense algo, no amanhã e não ficar igual a esses times que pensam pequenos que se contentam com migalhas que lhe oferecem!!!!!
Deixa de ser cabaço o arco íris do caralho flamengo se posicionou desde o início para a volta do campeonato quero ver quando o calça apertada de São Paulo liberar se vai ser a mesma postura ..... sem público perdemos nois que estamos cumprindo a lei já que os Estados brigaram com governo federal para ter liberdade na condução de tratamento da covid
Correto ROGÉRIO CARDOSO
já fez isso em nota !
Na verdade isso desde o início e uma palhaçada p esses ladrões roubarem n tinha que ter fechado nada cada um de nós tem a responsabilidade de se proteger deixar TD foi um grade erro e n salvou uma vida apenas abriu as portas p políticos ladrões desviarem verbas públicas esses q pregaram fiquem em casa a maioria estão desempregads indivíduos e passando fone infelizmente uns fazem e outros paga esses são os primeiros a chorar com alta de combustível e alimentos defendo políticos defendo o que eu vejo e tenho convicção p cima deles Flamengo juntos seremos mais forte nada de bachar a guarda p esses presidente s de clubes vamos lutar só defender o direito do Flamengo o resto e q se exploda e vire fumaça essa e minha opinião
Vamos ver quando a praça mais forte são Paulo do doria calça apertada liberar público com Corinthians palmeiras são Paulo se eles vão ser contra a torcida ....hipocrisia do caralho não estão nem aí para vidas e pessoas nunca foi pela saúde
Ainda tem modinha que se diz rubro negro que defende essa imbecilidade de proibição...! Essa gente nunca soube o que é ser rubro negro em.estadio de futebol, lacradores incuráveis vão torcer pro curica !
Amigo estamos com outra doença que é pessoas limitadas de inteligência de fácil manipulação vamos ver quando voltar o público torcida e esses FDP chamando os outros de genocida e fascista se não vão levar uma porrada dentro da boca .....
ESTE PILANTRA QUE ESTÁ ACABANDO COM A LINDA BAHIA SÓ ESTÁ AGINDO ASSIM POLITICAMENTE.
JÁ TÁ MOSTRADO NO MUNDO INTEIRO QUE,SÓ IDIOTA TÁ PROIBINDO AS TORCIDAS NOS ESTÁDIOS.
VACINAÇÃO NÃO É DESCULPA JÁ QUE ATÉ CRIANÇA DE 10 ANOS JÁ TÁ SENDO VACINADA NO BRASIL.
Celso, esse canalha que desgoverna o estado Bahia não passa de um comunista vagabunda, ladrão e corrupto. Não sou baiano, não moro na Bahia mas tenho parentes na nossa linda e querida Salvador que me mantém informado sobre os desmandos desse crápula chamado Rui Bosta (Costa), esse elemento faz uma oposição ferrenho ao Governo Federal tentando de uma forma ou de outra entregar a nossa economia, a nossa soberania ao governo comunista chinês. Essa proibição de público no estádios da Bahia é um capricho desde canalha com intenções exclusivamente política de jogar o povo baiano contra o Governo Federal.
ferrenha*
Nosso time tem espírito de time europeu
verdade, os europeus ignoram as federações, se tiverem a convicção de que estão sendo lesados, lutam até o fim.
agora Bahia vai ser o fiel da balança???
Pelo amor de God estagiário... Abre aspas!
Mengão malvadão contra tudo e contra todos.
Copa do Brasil vai ter público estou indo pro Rio só pra vê esse jogo,