Depois de passar por uma temporada mágica em 2019, o Flamengo se despediu de parte do elenco principal. Uma das saídas foi de Rafinha, que acionou a cláusula em seu contrato que o permitiria deixar o Mais Querido para a Europa e rumou ao Olympiacos, da Grécia.
Contudo, a passagem do lateral no clube não durou muito, e o defensor acabou voltando ao Brasil poucos meses depois. Na época, o Flamengo chegou a negociar o retorno do jogador, mas não concordou com o valor pedido por ele e encerrou as conversas.
Desta forma, o defensor acabou acertando com o Grêmio, clube o qual defende desde então. Contudo, Rafinha poderá voltar ao Fla em breve. Isso porque ele se aproxima do fim de seu contrato com o Tricolor Gaúcho, o qual já sinalizou que não renovará seu vínculo com o atleta.
O fato que faz o assunto voltar a ser discutido se deve a uma conversa entre o empresário do jogador e o Paparazzo Rubro-Negro. Em seu canal do YouTube, ele contou ter falado com o representante de Rafinha no último fim de semana em Belo Horizonte.
Na ocasião, o empresário do jogador estava próximo ao hotel onde o Flamengo ficou hospedado antes de enfrentar o América-MG pelo Brasileirão e brincou sobre um possível retorno do atleta ao Rubro-negro. De acordo com ele, resta apenas o clube da Gávea aceitar o lateral de volta.
Questionado sobre o assunto, Marcos Braz riu e desconversou. Com isso, a pergunta fica no ar e a possibilidade do retorno de Rafinha ao Fla se mantém existente.
Diferentemente de sua passagem no Flamengo, o lateral não tem recebido muitas oportunidades no Grêmio. Ao todo, ele participou de 25 jogos pelo time gaúcho, pouco mais da metade dos jogos do clube nesta temporada. Em suas atuações, ele não marcou nenhum gol e concedeu duas assistências.