A 90 minutos do tricampeonato da Libertadores, o Flamengo busca inspiração nos títulos passados e se apoia em números avassaladores na atual edição para confiar em mais uma taça.
Após a vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona, resultado que garantiu o time na decisão contra o Palmeiras, dia 27 de novembro, em Montevidéu (URU), o Fla ampliou marcas positivas que fazem com que a campanha de 2021 já supere as das conquistas de 1981 e 2019.
Em 12 jogos no torneio deste ano, o Rubro-negro soma nove vitórias e três empates, com 32 gols marcados e 12 sofridos, números que dão aos rubro-negros um aproveitamento de 83%.
No mágico 81, o time liderado pelo ídolo Zico fez 14 jogos, obtendo oito vitórias, cinco empates e uma derrota. Aquele esquadrão marcou 28 vezes e sofreu 13. O aproveitamento dos campeões foi de 69%.
Já na campanha que culminou no título em Lima (PER), o Rubro-negro patinou no início, mas engrenou no mata-mata. Liderada por Jorge Jesus, a equipe venceu sete, empatou três e batida três vezes, com 24 gols pró e 10 contra. O índice terminou em 61,5%, mas esse time supera o de Renato no quesito defensivo.
— O Flamengo não precisa provar nada ninguém. É a segunda final em dois anos. São 17 jogos invictos (recorde ao lado do peruano Sporting Cristal). Quando o Flamengo souber jogar Libertadores, então, imagina só, disse o técnico Renato.
Números à parte, os rubro-negros sabem que tudo ficará pelo caminho caso a taça não venha. Em caso de conquista, esse time ainda poderá comemorar uma conquista invicta, algo que só Peñarol (60), Santos (63), Independiente (64), Estudiantes (69 e 70), Boca Juniors (78) e Corinthians (2012) conseguiram.
— Vamos nos preparar para quando chegarmos mais próximo desta grande final. Ainda temos duas competições no caminho para buscarmos os títulos. Vamos trilhar isso nas três competições, queremos muito ganhar. O Renato vai nos preparar para esta grande final, acrescentou Bruno Henrique, autor dos quatro gols na semifinal contra os equatorianos.
Com a vaga à final na mão, o Rubro-negro se volta para a missão pelo tricampeonato do Brasileiro. No domingo (3), os rubro-negros recebem o Athletico, às 16h, no Maracanã. O elenco se reapresenta hoje (1) no Ninho do Urubu e a expectativa fica por conta do resultado do exame de David Luiz, que deixou o campo em Guayaquil com dores na coxa.
Retirado de: UOL