Flamengo chega a quase metade dos jogos pelo Brasileirão sem atletas de seleção

Isla e Everton Ribeiro em ação pelo Flamengo contra o Athletico pelo Campeonato Brasileiro 2021 (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O Flamengo investiu pesado nas últimas temporadas e garantiu um elenco extremamente capacitado e multicampeão. Contudo, o sucesso dos jogadores vem com um ônus: parte do grupo é convocado frequentemente por suas respectivas seleções.

Em tempos de pandemia, o calendário, que não está lá muito favorável pela recuperação física dos jogadores, fica ainda mais conturbado com tantos desfalques no decorrer da temporada. Se contarmos as próximas três rodadas do Brasileirão, quando o Fla não terá quatro de seus atletas titulares à disposição por conta das Eliminatórias Sul-Americanas, o clube já chega a 43,4% de seus compromissos com baixas por conta das Datas FIFA.

Além dos compromissos preparatórios para a Copa do Mundo de 2022, o Rubro-Negro ainda precisou ceder estes mesmos jogadores para a Copa América. Na época, o Flamengo disputou três jogos neste meio tempo, vencendo o Fortaleza e perdendo para Bragantino e Juventude.

Vale destacar que o número poderia ser ainda maior. Porém, os confrontos contra Grêmio e Athletico-PR, ainda no início do Brasileiro, foram adiados pela CBF. Os jogadores que mais desfalcaram o Flamengo nesta temporada foram Gabigol e Everton Ribeiro, da seleção brasileira, Arrascaeta, do Uruguai, e Isla, do Chile.

Houveram ainda alguns revezes quando parte destes atletas retornaram de convocações, como foram os casos de Gabigol e Rodrigo Caio, que desfalcaram o time por mais dias do que o esperado. Ambos retornaram de compromissos pela seleção brasileira com dores ou lesionados e precisaram de passar por período de recuperação no Fla.

A CBF chegou a anunciar que adiaria as partidas dos clubes que tiveram atletas convocados para as rodadas de outubro das Eliminatórias, mas voltou atrás e já informou que não adiará mais compromissos das equipes.

Em novembro, o técnico Tite fará mais uma convocação tendo em vista os últimos compromissos das Eliminatórias neste ano. Com isso, a lista dos jogos que o Mais Querido atuará desfalcado tem a chance de aumentar novamente.

Rodada do BrasileirãoPartidaAtletas ausentesCompetição
3Flamengo 2 x 0 América-MGIsla, Arrascaeta, Everton e GabigolCopa América
5Bragantino 3 x 2 FlamengoIsla, Arrascaeta, Everton e GabigolCopa América
6Flamengo 2 x 1 FortalezaIsla, Arrascaeta, Everton e GabigolCopa América
7Juventude 1 x 0 FlamengoIsla, Arrascaeta, Everton e GabigolCopa América
8Cuiabá 0 x 2 FlamengoIsla, Arrascaeta, Everton e GabigolCopa América
9Flamengo 0 x 1 FluminenseIsla, Arrascaeta, Everton e GabigolCopa América
10Atlético-MG 2 x 1 FlamengoEverton e GabigolCopa América
24Bragantino x FlamengoIsla, Arrascaeta, Everton e GabigolEliminatórias
25Fortaleza x FlamengoIsla, Arrascaeta, Everton e GabigolEliminatórias
26Flamengo x JuventudeIsla, Arrascaeta, Everton e GabigolEliminatórias