Flamengo

Licitação tem regra que ‘obriga’ clubes a dividir gestão do Maracanã; entenda

Divulgado nesta quarta-feira (6), o edital de licitação do Maracanã prevê um número mínimo de jogos a serem realizados no estádio: são 70 partidas. Com isso, torna-se obrigatório que pelo menos dois clubes estejam comprometidos com o grupo que vai gerir a arena. Estão interessados no estádio Flamengo, Fluminense e Vasco.

Havia debates entre dirigentes dos times à espera das regras do governo do Estado. Flamengo e Vasco chegaram a ter atritos, e depois se aproximaram e discutem uma atuação conjunta. O Fluminense já participa da parceria com o clube rubro-negro que faz a administração provisória do Maracanã.

A cláusula da licitação diz: “Apresentar documento comprobatório de que o licitante possui o direito de realizar no mínimo 70 (setenta) datas oficiais de futebol no Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), das quais, no mínimo 54 delas sejam obrigatoriamente de Campeonatos Brasileiro das Séries A e/ou B e da Copa do Brasil todos organizados pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF e das principais competições internacionais, assim consideradas a Copa Libertadores da América e a Copa Sul Americana, ambas organizadas pela Confederação Sul Americana de Futebol – CONMEBOL”.

Nenhum clube, sozinho, consegue cumprir o número de 54 partidas de competições nacionais em casa. São 19 jogos garantidos pelo Brasileiro, outro número variável de partidas da Copa do Brasil, Libertadores ou Sul-Americana. É possível chegar a 27, metade do total exigido. Portanto, dois clubes poderiam gerir o estádio.

Oficialmente único responsável pela gestão do estádio —o Fluminense não pôde assinar o contrato—, o Flamengo analisa o documento. De cara, dirigentes do clube já estão cientes de que esse número mínimo de jogos só seria atingido com outro clube. O Vasco é outro que já analisa o documento e estuda se vai propor alterações no edital durante a fase de análise do governo do Estado.

Há um possível empecilho para Vasco e Fluminense. A licitação exige a apresentação de certidões negativas de débitos com as fazendas municipal, estadual e federal. A agremiação tricolor não tinha assinado a última concessão por falta da certidão, mas tem um acordo com a Fazenda Nacional. O Vasco também negocia atualmente um acordo com a Receita Federal para tentar resolver seus débitos. Não se sabe se terão as certidões na apresentação da proposta da licitação.

Nas regras, há uma brecha para os clubes: “Serão aceitas como comprovação de regularidade fiscal certidões negativas ou certidões positivas com efeito de negativas que noticiem em seu corpo que os débitos estão judicialmente garantidos ou com sua exigibilidade suspensa”. Se houver acordo com a Fazenda, portanto, é possível que os clubes consigam cumprir a exigência.

Além disso, o grupo terá de apresentar uma garantia no valor de 2,5% do contrato, além de capital correspondente à proposta feita. Os concorrentes terão de apresentar um valor de outorga (pagamento do governo) que terá uma parte fixa e outra variável, de acordo com a renda do estádio.

Outra exigência é de um período mínimo de gestão de um estádio de 30 mil lugares – 3 anos – e de um ginásio, no caso o Maracãnzinho. Flamengo e Fluminense ainda não atingiram este período no Maracanã, o Vasco tem a gestão de São Januário, que tem capacidade menor do que 30 mil lugares.

A concessão será feita por 20 anos, renováveis por mais cinco anos. Haverá uma audiência pública, no dia 27 de outubro, para discutir o tema da concessão.

Retirado de: Blog do Rodrigo Mattos

Equipe Gávea News

View Comments

  • Porra não entendo essa obsessão da diretoria com essa praga de estadio que se foda maracanã velho foda-se o estado foda-se o municipio vamos nossa casa

  • Como assim mínimo de 70 partidas realizadas no estádio? Este número só seria alcançando se duas equipes cariocas chegassem em todas as finais de todos os campeonatos que disputarem, o que seria impossível dado as circunstâncias dos nossos rivais estaduais. O que cabe a diretoria do Flamengo agora, é colocar "a faca no pescoço do governo do Rio" e dizer: Só assumo como único administrador, caso se neguem, deixa Basco e FluminenCe assumirem juntos. Certamente esses dois irão falir o Maracanâ e deixaram a conta para o Estado pagar. Enquanto isso, o Flamengo começa a construção do seu Estádio próprio e vai usando o Estádio da Portuguesa, como fez na época do Bandeira de Melo. Este é o único caminho que vejo. Pra cima do Juventude amanhã! SRN!

  • O Flamengo não tem seu estádio.porwiemonLandim não quer. Sentou em cima do comodismo e prefere a subserviência do que construir o seu próprio estádio.

    Deveria se o contrário. O Flamengo exigir ao governo suas regras. Sem o Fla, o Maracanã vira um elefante Branco. Os falidos do Rio, não tem as certidões e nunca conseguiram gerir o maraca.

    Vão todos focar na aba do Mengão como o Fluminense. O governo exige 54 jogos, que piada! Se fosse uma empresa qualquer sem ser do futebol, o governo exigiria isto também?

    O Flamengo, tem que esquecer o Maracanã e partir para seu próprio estádio. Até lá, deixe outro gerir o Maracanã e vai pagando pra jogar lá. Com todos os jogos lotados, pagaria o custo e ainda sobraria dinheiro.

    Essa é a única ressalva que faço desta diretoria.

    • Não é pq o Flamengo não quer, pra construir o estádio precisa de um terreno num lugar com boa acessibilidade, fora isso teria q ser aprovado pela prefeitura que é o maior problema pelo seguinte: se o Flamengo constrói um estádio próprio a prefeitura fica sem ter oq fazer com o Maracanã só gerando custo e prejuízo. Agr me diz: vc acha MESMO que vão fazer isso? O Flamengo sobrevive sem o Maracanã mas o Maracanã não sobrevive sem o Flamengo e a prefeitura do Rio sabe e nunca vai permitir q o Flamengo tenha um estádio próprio por isso

  • Maracanã sem o Flamengo vai fechar. Tem que fazer uma proposta só o Flamengo sendo o responsável como o Botafogo e com o Engenhao. Se não aceitarem saímos para a construção do nosso Estádio. Faz uma conta "Construção no no Estádio: e o torcedor vai depositando todo mês uma quantia para a construção. Aí quero vê quem vai assumir o Maracanã . Vai fali. Hj só um time no Brasil tem capacidade de administrar ele . Alguém tem dúvida. O fluindo está devendo, o Vasco não cuida nem de São Januário como vai pagar no Maracanã. Falta até água e luz lá. Tem coisa errada nesse edital. Saudações Rubro Negra. Ou passam para o Mengao só ou vamos construir o nosso.

    • O ponto é que a prefeitura pode ficar arrumando dificuldade pra o Flamengo construir estádio pelos motivos q vc msm citou fora q onde vai construir? Tem q ser um lugar de fácil acesso, tem algum no Rio? Complicado

  • Absurdo essa quantidade mínima de jogos. Tudo para ter garantia que o gramado será destruído o administrador terá um gasto a mais pra estar sempre reforma do o granado.

    • Nessas condições o flamengo precisa urgentemente pensar em ter uma arena própria. Chega de ser trem pagador do Maracanã. Pois o Maraca sem flamengo não é nada além de história.

  • Nutellas, mesmo se for construir um estádio agora, teremos que ter algum lugar para levar nossos jogos, no mínimo, para os próximos 4 anos? Como faremos sem o Maracanã nesse período?

    • Joga no estádio da portuguesa na ilha do governador como o Flamengo fez tempos atrás quando o Maracanã estava em obra

    • Pô tá de brincadeira ter que dividir estádio com o Fluminense e ainda agora com o Vasco um time desse enorme não temos um estádio e continuaremos sendo chacota sem estádio!!!

  • O que tem que fazer é construir o seu próprio estádio. Sair fora dessa furada. O governo precisa do flamengo, sem o rubro negro não tem torcida pra encher o estádio. Nem juntando o bota, flu e Vasco não chega perto do flamengo. Então já tem que começar a construção do estádio próprio. O Atlético mineiro já vai ter seu estádio, com uma torcida mínima, e o flamengo com uma das maiores torcidas do mundo não tem estádio?

    • O FLAMENGO PRECISA CONSTRUIR O SEU PRÓPRIO ESTÁDIO URGENTE!....DEIXAR O MARACANÃ SE ACACAR DE UMA VEZ....SEM O FLAMENGO...O MARACANÃ FECHA.

  • O Governo quer receber os impostos atrasados dos clubes devedores e faz uma licitação q possibilita esse recebimento, já passou da hr do Flamengo, pelo menos tentar, viabilizar um estádio, q se pagaria.

  • Esta na hora do Flamengo pensar em ter o seu estádio próprio, deixa o Governo se virar com o Maracanã, já que Eles querem favorecer os devedores, agora vê 70 jogos, tantas empresas se interessa a ser parceira do Clube, deixa os falidos administrarem o Maracanã e vamos vê o q vai dá ! Alô Presidente Rodolfo Landim um estádio no mesmo molde do Maracanã é possível o Flamengo é grande, abre a licitação que vai aparecer várias Empresas para o empreendimento .

  • E uma vergonha time do tamanho do mengão não ter um estádio próprio,os jogadores da Europa todos querem vir para o mengão e não temos um estádio e ficamos a mercê dos clubes falidos do rio que dependem do Flamengo pra tudo e na primeira oportunidade de ferra o Flamengo nem pensam duas vezes

Recent Posts

3 jogadores na mira! Grêmio busca reforços para a próxima temporada

O Grêmio já se prepara para a temporada de 2025 e mapeia reforços que podem…

5 minutos ago

Atlético-MG ganha destaque na imprensa do Rio de Janeiro

O jornal O Globo, tradicional veículo da capital carioca, deu destaque especial ao Atlético na…

10 minutos ago

André Hernan crava qual vai ser o futuro de Ramón Díaz

Na última quinta-feira (31), o Corinthians começou o duelo contra o Racing, na Argentina, pela…

15 minutos ago

Técnico do Chelsea é super sincero ao falar sobre Andrey Santos, ex-Vasco

Técnico do Chelsea elogia Andrey e cogita retorno do volante ao clube Contratado pelo Chelsea…

20 minutos ago

Botafogo tem seu primeiro desfalque confirmado para a final da Copa Libertadores

Botafogo e Atlético se preparam para decisão da Libertadores em Buenos Aires Botafogo e Atlético…

25 minutos ago

Torcedores do Racing são sinceros ao falar sobre a torcida do Flamengo

Ao anteceder o jogo entre Racing e Corinthians pela Copa Sul-Americana, a torcida do Racing…

30 minutos ago