Está marcada para esta quarta-feira, das 14h às 17h, a audiência pública para debater a nova concessão da gestão do Maracanã. No evento, serão apresentadas propostas relativas à formatação inicial do projeto, que prevê um número mínimo de jogos a serem disputados no estádio anualmente. Caso a exigência seja mantida, cresce a possibilidade que Flamengo, Fluminense e Vasco apresentem uma proposta conjunta para administrar o complexo.
O edital pede como comprovação de qualificação técnica a garantia de que ocorrerão pelo menos 70 datas das principais competições de futebol no estádio anualmente, sendo 54 delas de Brasileirão (séries A e B), Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana. No Maracanãzinho, são exigidas 12 datas de eventos oficiais de modalidades esportivas.
“Apresentar documento comprobatório de que o licitante possui o direito de realizar no mínimo 70 (setenta) datas oficiais de futebol no Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), das quais, no mínimo 54 delas sejam obrigatoriamente de Campeonatos Brasileiro das Séries A e/ou B e da Copa do Brasil todos organizados pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF e das principais competições internacionais, assim consideradas a Copa Libertadores da América e a Copa Sul Americana, ambas organizadas pela Confederação Sul Americana de Futebol – CONMEBOL”, diz trecho do documento.
Até o momento, Flamengo e Fluminense, que vinham administrando o Maracanã, somam 55 jogos em casa na temporada 2021 contando apenas as competições descritas no edital para os 54 jogos. Uma entrada do Vasco no cenário ajudaria a garantir que a conta feche, uma vez não há a garantia de que a dupla dispute a mesma quantidade de partidas como mandante nas próximas temporadas.
O rubro-negro e o tricolor gerem o Maracanã desde abril de 2019, com concessão que vinha sendo renovada semestralmente. A dupla segue interessada no novo projeto, assim como o cruz-maltino. Com o Nilton Santos, o Botafogo, até o momento, não mostrou interesse público no projeto.
Em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo”, o secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione, ressaltou a importância da presença dos clubes na licitação.
— Havia dois opostos em que o estado se viu num dilema: trabalhar de uma forma historicamente atrasada, a partir de um órgão público sem capacidade de investimento, ou transformá-la num equipamento de shows com poucas datas de jogos. Procuramos um meio termo. O Maracanã é dos clubes do Rio de Janeiro.
Há ainda a possibilidade do envolvimento de empresas em parceria com os clubes na gestão do estádio e do Maracanãzinho. Essa era uma das possibilidades cogitadas pelo Vasco na época em que anunciou o interesse na gestão, em abril. Na última quinta-feira, o presidente do Vasco, Jorge Salgado, voltou a se reunir com o governador do Rio, Claudio Castro, para tratar do assunto.
“Reafirmei a decisão do Vasco de retornar ao Maracanã, que, junto com SJ, comporá um portfólio perfeito para nossos jogos e nossa torcida”, afirmou o mandatário, em suas redes sociais.
O edital inicial estabelece que a nova concessão será de 20 anos, prorrogáveis por mais cinco. A intenção do governo é finalizar o processo até fevereiro de 2022.
Retirado de: O Globo
Flamengo mira na contratação de José Boto O Flamengo pode contar com um português na…
A atuação do Cruzeiro no vice-campeonato da Copa Sul-Americana chamou atenção também dos jornais argentinos,…
O técnico Fernando Diniz não fugiu da responsabilidade pelo vice-campeonato da Copa Sul-Americana. Ele apontou…
O apresentador da CNN voltou a cravar o time que será campeão brasileiro. Ele já…
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou a data do julgamento do Atlético-MG por…
Entenda o motivo O Botafogo ficou no empate em 1 a 1 com o Vitória,…
View Comments
SE CADA TIME NO FUTEBOL BRASILEIRO FAZ CERCA DE 80JOGOS, É EVIDENTE QUE NAO TEM GRAMADO QUE AGUENTE O NUMERO DE PARTIDAS DE TRES CLUBES.
ATITUDE IMBECIL DO FLAMENGO QUERER ESSE COMENSALISMO ALIMENTANDO VASCO E FLU COM A NOSSA GRANA POIS NENHUM DELES TEM CERTIDÃO LIMPA PARA ASSINAR O ALUGUEL DO ESTÁDIO.
E O FLUMINENSE AINDA COLOCA AQUELAS FRAZES QUE TEM ORGULHO DE NAO SER CO.O NÓS.
CRIEM VERGONHA E FACAM NOSSO ESTÁDIO.
O Flamengo tem que assumir o Maracanã sozinho,sem parceria com os times Nanicos do RJ,até pq eles não vão chegar junto com dinheiro,eles estão praticamente falidos vai cair TD nas costas do Flamengo. .
Galera, o Estado nunca vai liberar para o Fla ter um estádio. Sempre vão dificultar no que for, porque sem o Flamengo o Maracanã não se sustenta. As outras torcidas não geram o lucro que o Fla dá. Infelizmente estamos amarrados a isso, pior que não se pode comprar o Maracanã.
Eu acho que dividir o Maracanã por três não é uma boa, primeiro que pode haver conflito de interesse nas datas dos jogos e segundo, haverá excesso de jogos e, com certeza, o gramado será muito castigado, prejudicando muito o espetáculo e principalmente o flamego, com risco altíssimo de lesões
O Flamengo nunca será maior do que é sem um estádio.
Fora basco, fora flor, vão sugar a pqp.
Flamengo não precisa de estádio, fazemos festas na casa dos outros, que diga o curica com sua cx de impressora construido com o dinheiro do povo pelo larápio.
Estádio próprio Já. Faz um contrato tampão até o nosso estádio ficar pronto. Uns 5 anos basta para escolha e compra de terreno, conseguir as certidões e daze-lo. Galo tá fazendo o seu e vai crescer. E estão certos. Vão largar o Mineirão. Landim sentou em cima da negociação pelo terreno pro estádio, bem avançada com Bandeira, e da arena multiuso na Gávea tb. Fora o museu e o bar temático. Tudo isso é mais importante do q clube na Europa q poderia vir bem depois.
Será que o Flamengo precisa do Rio de Janeiro? Ou quem precisa do Flamengo é o Rio? Ora, por não vai para outro estado?
Será que o Flamengo precisa do Rio de Janeiro? Ou quem precisa do Flamengo é o Rio? Ora, por que não vai para outro estado?
O gramado já é uma porcaria jogando junto com essa merda de fluminense imagina esse dois caloteiros jogando junto com o mengão, puta que pariu que porra de fetiche é esse no maracanã sai fora vai buscar seu próprio estadio, quer time no exterior expandir a marca e não tem um estadio pra chamar de seu vai pro inferno
Realmente só sócio bom pro flamengo ! 2 caloteiros de quinta categoria ! Se o edital exigir muito melhor agt se juntar ao boa vista e concorrer contra flor e Vascu !
Desse jeito, o Maracanã terá que mudar para o gramado artificial, porque já é uma porcaria, com dois times, imagina com três.