O Flamengo viaja daqui a três semanas para a disputa da final da Libertadores, no Uruguai, contra o Palmeiras. E a pergunta se repete a cada novo tropeço: vale a pena manter o técnico Renato Gaúcho na temporada 2022? Ver o time ceder o empate ao Athletico-PR, ontem, após abrir dois gols de vantagem induz à resposta negativa, respaldada pelo momento ruim da equipe que já dura semanas. Fato é que o tema permanecerá em debate durante novembro — e mesmo que o time conquiste o tricampeonato da América em Montevidéu.
Se a vitória sobre o líder Atlético-MG deu sobrevida ao Flamengo no Brasileiro, o ponto magro conquistado em Curitiba e a postura entregue da equipe trouxeram os questionamentos à tona outra vez. É possível a diretoria fazer algo imediatamente para estancar a má fase até o dia D em Montevidéu? Renato Gaúcho, que já colocou o cargo à disposição, usou as mesmas desculpas para não dar padrão ao time: desfalques (foram sete no Sul), calendário (o rubro-negro fará jogos a cada 66 horas em novembro) e arbitragem.
Além da óbvia justificativa do erro de arbitragem, o técnico Renato Gaúcho mais uma vez atribuiu a queda de rendimento do Flamengo ao cansaço físico dos atletas. No segundo tempo, o treinador recuou a equipe com substituições, já que Andreas, Vitinho e Éverton Ribeiro pediram para sair, com dores.
— É uma coisa que acontece em qualquer equipe. Os jogadores têm jogo a cada três dias. O jogador é ser humano. Ele cansa. Eu vejo equipes disputando uma competição só e com várias lesões. O Flamengo não para.
O VAR foi decisivo ao retirar o cartão vermelho aplicado em Renato Kayser por agressão a Léo Pereira. A esta altura, Gabigol era o herói da partida com dois gols, mesmo que o Flamengo tenha se apresentado mais uma vez com um jogo reativo, apostando em contra-ataques. Depois de perder Vitinho no segundo tempo, a equipe não conseguiu mais sair da pressão adversária e sucumbiu com erros individuais e coletivos em sequência. Kayser diminuiu e Bissol deixou tudo igual, já nos acréscimos do duelo.
Sem Bruno Henrique, Michael foi a melhor opção para os contra-ataques. Mas o Flamengo nunca teve o jogo na mão. A defesa — quase toda reserva — lutou enquanto podia. Sem ter com quem jogar até mesmo nas bolas longas, porém, era amassada. E não havia no banco de reservas um atleta com disposição e talento para tirar o Flamengo desse sufoco. Sem Arrascaeta, em recuperação de lesão, Éverton Ribeiro continuou irreconhecível, aparentemente cansado e sem inspiração. Andreas Pereira, de volta a sua posição, também errou bastante em Curitiba.
Sem jogadores capazes de segurar a bola, trocar passes e pensar a construção das jogadas ofensivas, o Flamengo tem se notabilizado por se esforçar e torcer para que o tempo passe em campo. O papel de Diego Alves tem sido preponderante para isso. O time entra nas discussões com o adversário e a arbitragem, respira o quanto pode e quando a bola não rola. E, mesmo quando tenta dar uma pressão após perder a bola, o faz sem intensidade.
Sem oxigênio nas pernas e no cérebro, não há ideias em campo. Há apenas uma tentativa de sobreviver. Como um peixe fora d’água em busca de ar. Na lateral do campo, o técnico Renato Gaúcho observa esse sofrimento sem qualquer ajuste coletivo ou peça que dê jeito na engrenagem.
No banco, o Flamengo tinha Kenedy, contratado ao Chelsea, mas que viajou e apresentou um inchaço no tornozelo por causa de uma pancada. Desde que chegou, não teve sequência. As outras alternativa eram jovens, como João Gomes e Matheuzinho, que entraram no fim e marcaram mal o lance do gol de empate, e Rodinei, lateral que tem sido usado como ponta.
Nota-se que Renato demora a adotar tais soluções, que renovam o gás da equipe na mesma proporção em que terminam de desorganizá-la. Mas o Flamengo vai jogar assim em novembro até ter seu time ideal em plena forma para a final da Libertadores — isso se conseguir derrotar as lesões.
A atuação do Cruzeiro no vice-campeonato da Copa Sul-Americana chamou atenção também dos jornais argentinos,…
O técnico Fernando Diniz não fugiu da responsabilidade pelo vice-campeonato da Copa Sul-Americana. Ele apontou…
O apresentador da CNN voltou a cravar o time que será campeão brasileiro. Ele já…
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou a data do julgamento do Atlético-MG por…
Entenda o motivo O Botafogo ficou no empate em 1 a 1 com o Vitória,…
Zaracho sofre nova lesão No segundo tempo do jogo entre São Paulo e Atlético-MG, no…
View Comments
Essa diretoria está de sacanagem em ter dúvida de manter esse cidadão que diz ser técnico de futebol. Já perdemos a CB, BRA e corremos risco, da forma que ele escala, substitui, de perdermos a Liberta. Ou teremos q perder o Carioca para demitir? Não basta as lambanças feitas até agora nos momentos que mais precisávamos do técnico? Ele já não entregou o cargo por ser incapaz de conduzir o Fla?
Quando a torcida deixar o ST e vaiar nós estádios é que vão tomar providências. No Brasil não tem técnico para o Flamengo. Precisamos de um técnico europeu, centro do futebol moderno e eficiente, para vir agregar algo de bom no clube, como fez bem feito Jorge Jesus.
Valeu Viúva de JJ! Se vc não sabe esse técnico que vc idólatra tanto, quebrou um contrato que tinha com o Flamengo, pra voltar ao seu clube de coração e seu país. Também já estava nítido que não conseguia mais fazer o time jogar com intensidade. Também não podemos esquecer que na final do Mundial não ganhamos por causa de suas escolhas, que resolveu morrer abraçado com Lincoln, sendo que tinha outras opções no banco. Na final da libertadores tivemos muita sorte já que fomos amassados pelo River, principalmente no primeiro tempo. Então todo técnico tem seus pontos falhos. Ninguém é perfeito.
Está em dúvida se mantém esse bosta? Já não fez a cagada de contratar e ainda quer fazer outra em manter? O Flamengo não vai ganhar nada com esse retranqueiro de merda.
De que adianta contratar técnico, se os departamentos médico e fisiológico estão um lixo? Se a diretoria não sabe contratar e o time tem 8 volantes e apenas 3 meias. Não conseguem se livrar de Vitinho e aquela turma toda que todos nós torcedores sabemos os nomes de cor e que não jogam nada!
Agora eu estou entendendo a importância do J.J. e da equipe que ele trouxe, em 2019. Se não fossem eles, essa diretoria pífia, não teria conseguido nenhum título até agora.
O tempo passa e aparecem as verdades!
Ano que vem, vão na Europa buscar outro Dome da vida e jogarão milhões no lixo, como fizeram esse ano.
Se o Flamengo não conseguir um Gestor profissional e experiente para o futebol, não vai sair dessa situação, de um clube que tem ótimas receitas no cenário nacional, mas que perde títulos para clubes muito inferiores, como o Athlético-pr por exemplo.
Esse Gestor sim, poderia ser estrangeiro, já treinador, tanto faz, no meio dessa bagunça que está o Flamengo, nenhum treinador vai conseguir êxito.
Gente , o fato do time ir toda hora pro DP tb tem a ver com o treinador que não faz um esquema tático tático coletivo correto. O time corre atrás da bola logo ficam mortos e se esforçam de mais. Eu tô de saco cheio de desculpas do Renato. Ele é muito treinador de pelada dos amigos. Ele é muito fraco precisamos sim de um treinador que tenha co hecimento de tática. Até barbeiro, cara que eu sempre gostei, esta arrebentando com um time muito inferior ao nosso . Renato chora demais tb ... pelo amor de deus. Nunca assume os erros dele. Me pois 3 laterais 4 voma tes etc pra segurar.um resultado é acaba tomando empate. Acordem... ele é gente boa mas uma MERDA DE TREINADOR.
Vai pra pqp
Barbieri*
De acordo!
O problema é que esse Renato reclama muito e trabalha pouco .
O JJ passou por todos os problemas que ele e fez tudo aquilo que nos alegrou com um elenco inferior a este , enquanto esse mesmo cara que hj está do lado de cá morria de inveja do trabalho do JJ.
Agora só cagada.
Acho que ele deveria ver uns vídeos de 2019 e aprender com quem sabe!!!!!!
O elenco do Mengão é ótimo está faltando é preparação técnica no Mengão.
Na Verdade precisa de uma renovação mais ampla que vai além só do técnico,mas o novo comandante para 2022 precisa pegar um elenco mais equilibrado
Dilema? Renato Já Entregou o Brasileirão.
Querem Ser Campeões de Tudo?
Então:
Departamento Médico e Toda a Equipe de Preparação Fisica,
Tem Que Contratar Profissionais de Ponta "TOP".
Minha Sugestão para Ontem: Maurício Técnico Já.
E Em 2022 JJ ou Carlos Carvalhal.
Desde JJ que não via o Flamengo tão retranqueiro como ontem. Era pra atacar fazendo o terceiro, quarto... o Athletico, é muito ruim esse time, só fica grande contra o Flamengo. Eu acredito que eles não vão ganhar nada e vão cair ou ficar na zona do NADA. Cara, o Flamengo de ontem, foi aqueles Flamengo dos anos 90 que não ganhava nada.
RG, se perdeu, resolveu recuar o time. Quem tem nedo de perder não ganha. Vitinho e Ramon cansaram? Sao reservas, como cansar? A verdade é que o Flamengo tem um excelente time titular e uns tres bons reservas , is demais são fracos e RG ja deu.
Não vamos nos iludir. O JJ não faria este time jogar igual 2019 além do alto gasto financeiro. Precisamos renovar em algumas posições e ter mais elenco.
Renato desculpinha - esqueceram de botar na lista o gramado sintético - tem q sair mesmo com o título da Liberta. Senão vai dar vexame no Mundial como o Palmeiras este ano. Ainda em novembro dar férias aos principais jogadores pra poderem voltar em 2 de janeiro pra uma boa Pré-temporada visando o Mundial já con novo técnico contratado. Infelizmente JJ e Carvalhal são utopias. Não deixariam Benfica e Braga no meio do campeonato, só em junho. Então é se pensar em Villas-Boas, Gallardo ou Vojvodja. Qualquer um deles engole o churrasqueiro gaúcho.