A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na tarde desta sexta-feira, o áudio da revisão do VAR para o lance do pênalti marcado a favor do Flamengo – e que gerou muita reclamação por parte do Bahia. Gabriel Barbosa converteu a cobrança e abriu caminho para a vitória da equipe carioca por 3 a 0 em partida disputada na noite da última quinta, no Maracanã, pela 31ª rdada do Brasileirão.
Em conversa com a equipe do VAR, o árbitro Vinícius Gonçalves afirma que viu a bola atingir o bíceps de Conti e decide manter a decisão de campo. Para o comentarista Sandro Meira Ricci, o profissional errou ao marcar pênalti contra o Bahia.
Veja como foi o diálogo entre os árbitros após a marcação do pênalti:
— Vinícius, narra o que você viu – diz o árbitro de vídeo Elmo Alves Resende Cunha.
— Eu vejo um bloqueio com a mão, mais alto que ombro. Eu vejo pegar na mão – responde Vinícius Gonçalves.
— Recomendo revisão porque a bola bate no peito do jogador e vai no braço. O braço que está aberto não tem toque, está ok? – afirma Elmo Alves Resende Cunha.
O árbitro vai então até a cabine do VAR revisar a marcação do pênalti.
— Parei no ponto de contato quando a bola bate no peito e segue no braço. No braço que está esticado para cima não tem toque com a mão na bola, tá ok? – afirma o árbitro de vídeo Elmo Alves Resende Cunha.
— Eu vejo a bola pegar no bíceps dele, está vendo? – responde Vinícius Gonçalves ainda no campo.
— Tem outra câmera? – Pergunta Vinícius Gonçalves.
— Vou te mostrar que não tem outro toque. Qual braço você está falando? O direito ou o esquerdo? – Pergunta o árbitro de vídeo.
— O direito – responde Vinícius.
— Ela bate no peito e vai no bíceps – continua Elmo Alves Resende Cunha.
— Concordo com o que você fala, mas ele está em uma ação de bloqueio. Ele corre o risco, e pega no braço. Vou manter a penalidade, está bom?
— Ok – finaliza Elmo Alves.
O lance gerou indignação imediata de jogadores e comissão técnica do Bahia, que cogitaram não voltar a campo. O técnico Guto Ferreira explicou, em entrevista concedida após o jogo, que o atraso no intervalo foi uma forma de protesto.
Nas redes sociais, o presidente Guilherme Bellintani considerou o episódio como um assalto. A revolta foi compartilhada por Vitor Ferraz, vice-presidente do clube, que esbravejou contra a CBF e contra Leonardo Gaciba, então presidente da comissão de arbitragem.
Em entrevista ao Redação SporTV desta sexta-feira, Guilherme Bellintani afirmou que houve má-fé do árbitro Vinícius Gonçalves e disse que Leonardo Gaciba não tinha capacidade cognitiva para comandar a arbitragem no Brasil.
— O que houve foi uma briga com o fato. O árbitro colocou uma mão pendurada no peito do jogador. Em nenhum lugar do mundo eu vi um ser humano nascer com a mão no peito. E, para mim, houve não só erro, houve má-fé. Houve vontade de fazer equivocadamente procedimento – disse.
— Ele não tem condição cognitiva. Tem pessoas que não têm preparo para determinadas funções. Isso é um fato da vida. Ele não tem condição cognitiva de comandar a arbitragem brasileira, afirmou Bellintani.
Além do pênalti marcado a favor do Flamengo, o Bahia também reclama de outros lances nas últimas duas partidas, contra Juventude e São Paulo. A Ouvidoria de Arbitragem deu razão ao Tricolor em ambas as ocasiões.
Retirado de: Globo Esporte
Emiliano Díaz 'se explica' no Corinthians após saída de Fagner e desabafa: "Precisa ser". Segundo…
O Barcelona tem se concentrado em jogadores que estão perto do fim de seus contratos…
A possível chegada de Jorginho ao Flamengo tem gerado grande expectativa, e o ex-jogador Vampeta,…
Romário, um dos maiores ídolos do futebol brasileiro, trouxe à tona um dos momentos mais…
O comentarista Zinho vem expressando tamanha preocupação com o futuro do Botafogo. Com a indefinição…
No evento de apresentação do novo patrocinador máster do Palmeiras, a Sportingbet, a presidente do…
View Comments
É evidente: quando o Fla é o prejudicado, não se vê a mesma comoção por parte da imprensa majoritariamente paulista. Aquele tal de Fascincane é um completo IMBECIL, ignorante. Como alguém que mal consegue se expressar pode estar na tv, em destaque!?
Concordo plenamente com vc, quando se trata de Flamengo, fica por isso, mas como foi a favor, gerou toda essa novela... Me poupe....
Luís Antônio perguntou porque não foi divulgado o audio do jogo contra a Chape. Eu tenho quase certeza, por tudo que aconteceu naquele jogo, que o VAR não estava funcionando. É só relembrar as atitudes do trio de arbitragem, decidindo tudo "em cima do lance". É suspeito também o fato do VAR não ter sido acionado.
CFB lIxo. Coisa MAIS ridícula.... VAR de bosta. Imprensa, Repórter, etc... Todos contra o Flamengo. É engraçado viu, aconteceu de tudo contra o Flamengo nos jogos passados. Reportagem esportiva nenhuma comentou, nen Globo Esporte comentou dos erros nesses jogos, mais agora como é um caso beneficiando o Flamengo ficam todos zuando. Vão todos tomar no CU. É como sempre eu falo, no Brasil só existe 2 torcidas. A torcida do Flamengo e a torcida de todos os outros times juntas contra o Flamengo.
Falou tudo muito bem, mermão! Aqui neste eterno país de terceiro mundo só há 2 torcidas: a que torce a favor do Mengão e os demais que são contra o Mengão, independente do time por que torcem.
Porque não saiu o áudio do jogo contra chap tbm
O Flamengo não precisa dessas coisas eu achei ridículo
Foi pênalti sim e acabou, quando não marca ninguém fala nada, naque jogo contra a chape fomos ligados de todas as formas. e Rouba e fica por isso mesmo, nada volta atrás.
Os três jogos anteriores ao do Bahia o Fla foi MUITO prejudicado (cuiaba, atl paranaenese e chape) - dois impedimentos assinalados errados, desexpulsao e dois penáltis. Os comentadores esportivos menosprezaram e alguns nem mencionaram (fora os antigo que negam todas as imagens dos lances) e as avaliações foram todas que o Fla não ganhou pq não jogou nada. Aí vem o jogo do Bahia e os mesmos analistas dizem que o erro IMPEDIU o Bahia de jogar; que ficaram nervosos etc. Pq os erros de arbitragem contra o Fla tb não revoltam os jogadores do Fla? Pq o time não pode se desestabilizar tb? Por acaso irão alegar que os jogadores do Bahia seriam mais fracos psicologicamente?
É bom lembrar q o impedimento que inventaram do Gabigol no jogo da chape foi o mais ABSURDO do futebol brasileiro e ele ficou tão revoltado que ainda levou amarelo.
Errou a bandeira 3x pq Gabigol saiu do campo de defesa e ainda tinha um zagueiro da chape no próprio campo; e pq não seguiu o protocolo do VAR de só marcar lances duvidosos após a conclusão.
O juiz tb errou 2x pq marcou antes da jogada ser concluída (desconsiderando o protocolo do VAR) e deu amarelo a Gabigol pq ele ficou indignado com o impedimento absurdo.
E nós flamengas ainda temos que aguentar os chiliques dos palpiteiros que participam dos programas esportivos... Desconsiderando TUDO contra o Fla e AMPLIANDO o que, supostamente, beneficiou o Fla.
A coisa é tão óbvia que eu escrevi numa postagem aqui do gávea antes do jogo que não me surpreenderia que a arbitragem errasse "a favor" do Fla. E alertei que não seria para beneficiar o Fla, mas para prejudicar o Bahia.
Bingo!
Eu já sabia.
O gaúcho que comanda a arbitragem foi demitido. Pq somente agora? Pq o presidente GRITOU que sabia do esquema para salvar o grémio.
Quem demitiu? O baiano que preside a CBF. Colocou quem? Um ex arbitro MINEIRO que era o vice pres da comissão de arbitragem.
Quais as mensagens que ficam sobre os fatos ocorridos?
O atual presidente da CBF acreditou na existência do esquema para salvar o grémio.
O que estão comentando nos programas esportivos? Que Gaciba (o gaúcho) caiu pq não fez nada para o erro a "favor" do Fla. E as declarações do presidente do Bahia? São consideradas exageradas pq só o erro "a favor" seria realmente grave (só não dizem que a auditoria da arbitragem RECONHECEU que os árbitros prejudicaram o bahia nos jogos contra o juventude e o são Paulo).
Profissão difícil essa desses caras têm que NEGAR os fatos e a realidade para tentar construir uma narrativa que o ÚNICO clube beneficiado na arbitragem brasileira eh o Fla). Só rindo MUITO desses farsantes.
Verdade, você previu realmente sobre a possibilidade de um pênalti duvidoso para “beneficiar” o Flamengo e ajudar mutuamente o Grêmio. Mas, após o áudio do VAR, ele mesmo reconhece que a bola tocou no bíceps direito após a mesma tocar no peito do defensor. Então, no meu entendimento, o árbitro de campo agiu corretamente ao manter a penalidade.
Anti* e não antigo
Flamenguistas* e não flamengas
Sou flamenguista de coração, mas não prisamos de tendencioso de árbitros praganhar fogos. Ontem foi muito feio e o que aconteceu com o Flamengo, em relação a Chape foi pior ainda. A CBF está querendo compesar o erro do jg passado. Por que eles não divulgaram o audio do lance de Gabgol saindo do meio de campo?
Se bateu no peito e depois no braço, então a bola mudou sua trajetória e isso configura em penalti.
Penso assim...
Se próprio árbitro de vídeo falou que a bola tocou no bíceps após tocar no peito, então é pênalti pow!! Até onde eu sei, o bíceps é um músculo do braço, e braço na bola é pênalti! Ora pois!