A temporada de 2021 caminha para o seu fim. Assim, já é possível fazer um balanço de algumas das estatísticas envolvendo este ciclo. Um dos fatores mais criticados por mídia, torcida e até os próprios clubes, se deve à arbitragem.
Neste ano, os árbitros escalados pela CBF cometeram uma série de erros claros nos mais diversos jogos do Campeonato Brasileiro. E o Flamengo foi um dos principais prejudicados.
Atualmente, o clube acumula 67 pontos no torneio, ocupando a vice-liderança da tabela e possuindo chances meramente matemáticas de conquistar o título do campeonato neste ano. Contudo, a situação poderia ter sido bem diferente se os árbitros não cometessem tantas falhas nos jogos do Mais Querido.
Ao todo, as chamadas do VAR já somam nove intervenções nas quais o Flamengo foi “prejudicado”, contra apenas quatro “a favor”. Com estes números, o Mais Querido figura entre os mais desfavorecidos devido a observações feitas pela arbitragem de vídeo. Desta forma, entre os clubes da Série A, apenas São Paulo e Fluminense possuem saldo inferior ao Flamengo em relação ao VAR.
Relembre os casos em que o Fla foi prejudicado pela arbitragem de vídeo:
- Internacional 1 x 2 Flamengo – gol anulado de Kenedy
- Athletico-PR 2 x 2 Flamengo – arbitragem de campo assinalou impedimento do Furacão, mas VAR validou o lance
- Athletico-PR 2 x 2 Flamengo – arbitragem expulsa Kayser após agressão em Léo Pereira, mas muda de decisão após intervenção do VAR e aplica amarelo
- Flamengo 1 x 0 Grêmio – pênalti a favor do adversário
- Flamengo 2 x 0 Sport – gol anulado de João Gomes
- Corinthians 1 x 3 Flamengo – gol anulado de Bruno Henrique
- Flamengo 5 x 1 São Paulo – gol anulado de Bruno Henrique
- Flamengo 2 x 0 América-MG – pênalti anulado em Bruno Henrique
Neste contexto, o Flamengo tenta se segurar na segunda colocação da tabela do Brasileirão e mira a vitória sobre o Ceará nesta terça-feira (30). A partida em questão será válida pela 36ª rodada do torneio nacional, e ocorrerá às 20h (horário de Brasília).