A arbitragem brasileira deu o que falar nesta temporada. Por ser a competição mais longa e com mais duelos, o Campeonato Brasileiro foi o torneio que mais chamou atenção em relação às escolhas dos juízes.
No decorrer do ano, os erros claros da arbitragem foram pautas de debates em programas jornalísticos inúmeras vezes. Devido a isso, a Central do Apito, do SporTV, avaliou os lances com intervenções bizarras dos árbitros e fez uma lista com os maiores erros cometidos nesta edição do Brasileirão.
O primeiro da lista é um lance conhecido e detonado pelos rubro-negros nas redes sociais. No dia 08 de novembro, em partida válida pela 30ª rodada da competição, Flamengo e Chapecoense empataram em 2 a 2 em um duelo com alguns erros claros da arbitragem.
No entanto, dentre todos os pontos analisados naquela noite, um lance chamou mais atenção. Já nos acréscimos do primeiro tempo, Gabigol recebeu a bola ainda no campo de defesa do Flamengo e arrancou no ataque. A auxiliar do dia entendeu que havia um impedimento claro e interrompeu a jogada.
— O principal erro foi o impedimento marcado do Gabigol em um lance que ele sai do próprio campo e sobra sozinho para tentar fazer o gol. Impedimento é marcado. Neste caso, não foi respeitado o protocolo de, em caso de dúvida, esperar. Para a assistente não havia dúvida. Mas a gente vê que a posição dele era muito legal. Foi um erro grosseiro – disse Fernanda Colombo.
Após cometer diversas falhas claras na competição, a arbitragem terminou o ano no vermelho com as torcidas. Além do Flamengo, várias outras equipes tiveram seus jogos prejudicados devido a erros grosseiros, tanto dos árbitros de campo quantos do VAR.