A vaga de técnico do elenco profissional rubro-negro está em aberto desde o fim de novembro, quando o clube anunciou a saída de Renato Gaúcho. O grupo foi comandado por Maurício Souza, auxiliar da comissão técnica permanente do Fla, até o fim do Brasileirão, o qual se encerrou na semana passada.
Os dirigentes do Flamengo estipularam algumas regras e um prazo para a contratação do próximo treinador da equipe. A programação do clube prevê que o novo comandante seja anunciado antes do início dos treinos para a próxima temporada, marcado para o dia 10 de janeiro. Dado o atual cenário, confira a situação de cada técnico ventilado no Mais Querido:
André Villas-Boas
O técnico em questão está sem clube desde fevereiro deste ano, quando deixou o Olympique de Marseille. O comandante, inclusive, foi bem visto por um grupo de torcedores rubro-negros, os quais organizaram um “tuitaço” pedindo a sua contratação logo após o anúncio da saída de Renato Gaúcho.
Carlos Carvalhal
Atualmente, o treinador está vinculado ao Braga (POR), com vínculo válido até o junho de 2022. No entanto, o técnico já indicou que gostaria de trabalhar no Flamengo e vê com bons olhos vir para o Brasil. O principal entrave para a contratação é o fato de que a multa rescisória do profissional com a equipe portuguesa é de 10 milhões de euros (cerca de R$ 63,1 milhões na cotação atual), e o clube europeu não aceitará cedê-lo sem alguma compensação financeira.
Jorge Jesus
O português de 67 anos vive clima nada amigável no Benfica desde sua saída do Flamengo. No entanto, mesmo sendo contestado e frequentemente criticado pela torcida local, o técnico conta com o suporte dos dirigentes benfiquistas e permanecerá na equipe europeia ao menos até o fim de seu contrato, que encerram em junho de 20022. Mister, inclusive, já afirmou que seu foco está na equipe portuguesa e não pensa em deixá-la.
Jorge Sampaoli
Sob o comando do Olympique de Marseille desde a saída de André Villas-Boas, e com vínculo válido até junho de 2023, o argentino pretende continuar na equipe francesa buscando alcançar os objetivos ambiciosos do clube. De acordo com o jornal Extra, o técnico de 61 anos recentemente rechaçou a possibilidade de vir para o Flamengo.
Marcelo Gallardo
Com futuro incerto até a última semana, Gallardo informou na quarta-feira (08) que permanecerá no River Plate e renovará com o clube por mais uma temporada. O argentino está no comando do time, onde é ídolo, desde 2014, e já conquistou praticamente tudo o que é possível sob o comando da equipe.
Vitor Pereira
Bicampeão português com o Porto (2011/12 e 2012/13), o treinador tem contrato com o Fenerbahçe, da Turquia, até junho de 2023, mas não vive uma boa fase por lá. A boa notícia é que sua multa rescisória é bem mais baixa, e o Flamengo teria de desembolsar cerca de 500 mil euros (R$ 3,17 milhões) para trazê-lo ao Rio de Janeiro.