A temporada de 2021 do Flamengo não foi das melhores e nem trouxe os resultados esperados pela torcida dada a qualidade do elenco atual. Eliminado na final da Libertadores, na semi da Copa do Brasil e vice no Brasileirão, o Mais Querido passou por muitos percalços no ano e tenta se reorganizar para voltar a produzir em 2022.
Tendo a situação descrita acima em mente, o jornalista Leonardo Baran afirmou que o Flamengo não deveria enfrentar o Galo na Supercopa do Brasil. A opinião foi explicada levando em conta o desempenho muito abaixo da equipe e o comportamento muito aquém do grupo.
— Flamengo ganhou nada em 2021 e pode ser o supercampeão. Esse jogo da Supercopa do Brasil não deveria existir este ano. Flamengo deveria repetir o feito de 1987: não cumprir o regulamento, não entrar em campo e dar o título ao adversário.
Vale destacar que a discussão sobre a competição em questão se deve ao resultado já encaminhado no Mineirão que colocou o Atlético-MG com folga sobre o Athletico-PR na decisão da Copa do Brasil. A partida do último domingo (12) entre as equipes terminou com a superioridade do Galo em campo e um placar de 4 a 0.
O duelo final entre os clubes acontece nesta quarta-feira (15), na Arena da Baixada. Caso confirme seu favoritismo, o Atlético terminará a temporada campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil, disputando assim a Supercopa com o segundo colocado na tabela de classificação, no caso, o Flamengo.