As competições realizadas pela entidade nacional estão sendo planejadas e deverão contar com mudanças. O presidente Ednaldo Pereira pretende solucionar algumas questões com a arbitragem dos torneios, a qual tem recebido muitas críticas após tomadas de decisões incorretas.
A CBF entende que parte das escolhas feitas dentro de campo não coincidem com as regras de jogo, principalmente no tocante às interferências do VAR. Para sanar a questão, inicialmente, os árbitros receberão um novo treinamento.
Outra mudança esperada acontecerá no comando do setor. Desde a saída do ex-chefe da comissão de arbitragem, Alício Pena Júnior o comanda de forma interina. Contudo, ele não permanecerá no cargo.
A ideia do presidente da entidade é de encontrar um novo profissional para a função. O problema, no entanto, é que a entidade está com dificuldades na busca por um consenso em relação ao novo nome.
Isso porque, uma ala defende a escolha de Giuliano Bozzano, atual diretor da Escola Nacional de Arbitragem, mas outra quer que o próximo ocupante da vaga seja alguém com experiência na área administrativa. A informação inicial é do portal “UOL”.
Por isso, existe a possibilidade do novo presidente da Comissão de Arbitragem ser anunciado apenas para a temporada de 2023. Enquanto isso, a CBF realiza mudanças relacionadas aos árbitros que já possui.
Cabe destacar, porém, que alguns profissionais mais conhecidos, como Anderson Daronco e Wilton Pereira Sampaio, farão pré-temporada com a Conmebol. Além deles, Edina Alves e Daiane Carolina também não estarão presentes pois estão em Portugal participando de cursos preparatórios sobre o uso do VAR.