Além da busca por Soteldo, o São Paulo também deseja reforçar o sistema defensivo. Dessa maneira, de acordo com o jornalista Guilherme Silva, da “Rádio Jovem Pan”, a diretoria do clube procurou o Flamengo para consultar a situação de Gustavo Henrique. Anteriormente, o zagueiro trabalhou com Rogério Ceni no clube carioca e teria o aval do comandante do São Paulo.
Inicialmente, a intenção do São Paulo passou por uma contratação de empréstimo. Sendo assim, o Flamengo sequer cogitou abrir conversas e informou que não tem interesse em negociar Gustavo Henrique. Como Bruno Viana se despediu da equipe, a equipe prioriza manter no elenco os atuais nomes disponíveis para a zaga.
Para 2022, o São Paulo já oficializou as chegadas de Rafinha, Jandrei, Alisson e Patrick, além de Nikão estar acertado. Como Bruno Alves foi negociado com o Grêmio, existe a necessidade do lugar que ficou vago no plantel ser preenchido.
— O São Paulo age com responsabilidade, faz contratações pontuais. Nós temos que fazer uma política de responsabilidade, analisando e monitorando o mercado para que tenhamos condições de ter jogadores com essas características e, principalmente, dentro do nosso limite orçamentário, disse Julio Casares, presidente do São Paulo, à “Bandeirantes”.