O Flamengo iniciou o ano com suas finanças em ordem e, como de costume, baseou suas possibilidades no valor estimado de lucros nesta temporada. Os lucros esperados pelos dirigentes rubro-negros são expressivos, se aproximando da casa de bilhões de reais.
A pretensão do clube da Gávea é de arrecadar cerca de R$ 981 milhões em 2022. O montante inclui todos os setores que trazem lucros ao Mais Querido, como parcerias, bilheterias e direitos de transmissão.
Com estes números, o Mengão deverá receber 76% a mais que o Corinthians, o qual projeta R$ 556 milhões de lucros. A disparidade é exemplificada quando comparamos as quantias recebidas pelas equipes pelos direitos de transmissão.
Se colocados os valores repassados pelos direitos referentes aos campeonatos televisionados, o Flamengo recebe cerca de 42% a mais que o Alvinegro. Além disso, as empresas e marcas parceiras do Mais Querido também geram 80% a mais de lucro do que o Corinthians.
As gestões dos clubes também atuam de forma diferente. Enquanto o time paulista faz planejamentos sem a previsão de redução de dívida e mantém seus custo bastante altos, o Flamengo aposta na responsabilidade financeira e gera suas projeções com a previsão da diminuição de suas dívidas.
Outro ponto importante de ser salientado se refere especificamente à margem de erro das equipes. O Corinthians opera sem margem para deslizes, enquanto o Flamengo atua com uma certa folga para que possa suportar eventualidades no decorrer das competições.