O ano de 2022 começou para o Flamengo com o cenário ideal: um técnico foi apresentado, os jogadores se apresentariam ao CT sem mais problemas e as únicas dúvidas seriam os caminhos tomados pelo clube para a contratação de reforços.
No entanto, logo na semana da reapresentação do elenco, a equipe já encontrou problemas. A primeira baixa na pré-temporada foi Rodrigo Caio, que teve seus pontos infeccionados e precisou ser hospitalizado. Com isso, o zagueiro não pôde participar dos primeiros contatos de Paulo Sousa com o time profissional.
Na semana seguinte, o Chelsea se viu sem muitas opções de jogadores e pediu o retorno imediato de Kenedy, que ficaria no Mais Querido até o meio do ano. É importante salientar que o clube inglês tinha o direito de solicitar o retorno de seu atleta devido a uma cláusula contratual.
Agora, Michael está sendo negociado ao Al Hilal e também pode se despedir do clube em breve. O Flamengo se aproxima do acerto com a equipe árabe e define apenas as questões envolvendo o Goiás, clube formador do atacante.
Desta forma, antes mesmo de estrear em campo, Paulo Sousa já precisa lidar com certas adversidades e adaptar o elenco que possui para que possa ser produtivo, mesmo sem algumas peças.
Quanto à situação dos treinos, o técnico português tem contado parcialmente com atletas da base para compor sua equipe. Lázaro e Matheus França, por exemplo, estão sendo preparados para disputar os primeiros jogos do clube no Campeonato Carioca, mas também treinam com o elenco principal em determinados momentos.
Em meio a isso, o Flamengo vai ao mercado e busca por reforços para seu setor de ataque. Além de um atacante, o clube também procura por um volante e um zagueiro.