Assim como a implantação de datas limite para a janela de transferências no Brasil, a Fifa iniciou 2022 uma nova resolução. Dado o número elevado de clubes com jogadores emprestados a outras equipes pelo mundo, a entidade máxima do futebol estabeleceu padrões para a cessão de atletas.
A medida tem o intuito de reduzir a concentração de jogadores em clubes que possuem maior poder econômico. Principalmente na Europa, é comum que times com grande poder econômico comprem atletas que nem mesmo desejam utilizar apenas para que possam lucrar com os empréstimos dos mesmos.
Chelsea e Manchester United, por exemplo, cederam dois jogadores que não tinham a pretensão de acionar ao Flamengo: Kenedy e Andreas Pereira. Os dois times ingleses, aliás, são os que mais possuem atletas emprestados pelo mundo, somando 22 e 15, respectivamente.
Mas o hábito terá que acabar. Isso porque, de acordo com a nova determinação, o número de empréstimos terá que ser reduzido ao longo das três próximas temporadas. Assim, em 1º de julho de 2024, o número de cessões ficará fixado em seis.
Além disso, também haverão regras quanto à concentração destas movimentações, bem como à duração dos contratos. Assim, os clubes serão obrigados a fazer negociações definitivas caso não tenham a pretensão de continuar com parte de seus atletas.
As exceções às regras são os jogadores menores de 21 anos e/ou formados nas categorias de base daquele clube. Desta forma, a entidade inibe a famosa “compra para empréstimo”.
Atualmente, o Flamengo possui três atletas em situações de empréstimo. Vitor Gabriel e Hugo Moura foram cedidos recentemente ao Juventude e ao Athletico-PR, respectivamente. O outro caso é Andreas, que, como dito acima, foi emprestado pelo Manchester United, e tem contrato com o clube carioca até o meio deste ano.
O Corinthians emitiu um comunicado nesta sexta-feira (22/11) que será uma dor de cabeça para…
Você sabia que duas gigantes do setor automotivo, Chevrolet e Hyundai, estão unindo forças para…
O novo estádio do Flamengo está às vias de sair do papel. Na última sexta-feira…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Flamengo se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Corinthians se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Flamengo se concentram nos bastidores do…
View Comments
A FIFA deveria acabar com a escravidão cultural.
As seleções europeias adquirem, de graça , os melhores jogadores africanos. Não aceitam imigrantes mas forçam uma naturalização oferecendo prestígio e regalias.
As seleções africanas que se fodam....
Um dos melhores comentários que já vi aqui. Excelente análise. Concordo plenamente.
João entendo sua raiva...mas a gente estava nessa mesma situação até pouco tempo atrás...éramos sacaneados pelos clubes es europeus que vinham e levavam nossas joias a preço de banana...revendiam a peso de ouro...
Hj podemos negociar numa boa nossas pratas...
O que o flamengo tem feito é diferente...ele fecha contratos para venda direta depois dos atletas despacharam...
Muitos acham que vendemos barato demais...mas nem sempre sabemos se esse ou aquele atleta vai " vingar"...melhor vender quando aparece proposta por um jogador sem muita visibilidade do que esperar e o jogador ser um fiasco...
Estão tentando impedir que times com maior potencial financeiro fiquem comprando jóias e revendendo pra fazer dinheiro sem interesse com ganho esportivo. Acho justo, 6 jogadores é bastante, mais do que isso vira negócio e deixa de ser futebol.
Certíssimo. Tem que acabar essa putaria.
Esse CBF, oque tem que se meter nas finanças dos clubes ou gestão
É a Fifa nesse caso