Flamengo utiliza recurso inovador para recuperação lesões

Márcio Puglia posa para foto com a taça da Supercopa do Brasil (Foto: Reprodução/Twitter)

O Rubro Negro Carioca irá adotar a tecnologia de realidade virtual, para a recuperação de seus atletas. A ideia inicial é que os jogadores sintam o que irá lhes acontecer em campo ainda na sala de fisioterapia.

A Realidade Virtual como aliada na recuperação de lesões

Durante entrevista o fisioterapeuta do clube Márcio Puglia comentou a respeito da tecnologia que será implementada no Clube. O fisioterapeuta falou que o Rubro Negro será o primeiro a utilizar a tecnologia no Brasil para a recuperação de atletas.

— É uma plataforma de realidade virtual sistema, é um sistema pioneiro no Brasil, na verdade o Flamengo é o primeiro clube a está implementando dentro da rotina do futebol, disse

Puglia ainda comentou sobre os clubes que utilizam da realidade virtual na Europa para a recuperação de atletas.

— É uma coisa que vem sendo aplicada em outros locais no mundo, o Aspira que é um grande centro de reabilitação esportiva tem utilizado a ferramenta no dia a dia da recuperação dos atletas. Outros clubes europeus como o Arsenal e o Manchester tem utilizado essa plataforma, também na fase de recuperação dos atletas assim como na fase de transição como a gente pretende fazer, complementou.

Márcio explicou os benefícios da plataforma e como ela pode ajudar ao atleta que está retornando de lesão, sendo possível evitar uma lesão por um retorno antes do tempo.

— Eu consigo colocar o meu atleta dentro da realidade do futebol de forma precoce. Então esse atleta que está voltando de lesão que ele tá numa fase que a gente chama de transição, entre a fase indoor e a fase dos trabalhos que ele vai desenvolver em campo, eu consigo antecipar um pouco essa fase e colocar ele dentro dessa realidade do que é o jogo do futebol, explicou

— Ele vai ter situações de pressão do jogo onde ele vai receber a bola, e vai ter que dividir a bola com um outro atleta; Finalizações, vai ter situações onde ele terá que realizar finalizações. Ele vai está dentro do gestual esportivo mas num ambiente controlado, complementou Márcio Puglia.

Retirado de: Torcedores