Os torneios estaduais são vistos de formas diferentes pelos clubes brasileiros. Para aqueles que possuem menor expressão, este é o momento de se destacar e chamar atenção para seus jogadores. Já para os que atuam na elite do futebol nacional, esta fase da temporada é visto como base para testes e um pouco menos intensidade na maior parte dos jogos.
Por isso, é comum que os times mais tradicionais enviem suas categorias de base para disputar partes das partidas do torneio. No entanto, o Campeonato Carioca, em uma tentativa de se prevenir contra fatores que possam reduzir o número de espectadores, impôs uma medida para todas as equipes.
O regulamento deste edição da competição prevê uma multa ao clube que não utilizar seu time principal após a terceira rodada do campeonato. A regra já foi utilizada anteriormente, e tem o objetivo de fazer com que os clubes acionem seu elenco profissional, mantendo a visibilidade esperada para o torneio.
Inicialmente, a equipe que infringir a regra deixará de receber a quantia total referente aos direitos de transmissão. Caso já tenha recebido o valor ou não tenha nenhuma parcela a ser repassada, o time terá que pagar um montante proporcional.
Desta forma, é esperado que o time principal do Flamengo tenha sua estreia no dia 06 de fevereiro. Nesta data, o Mais Querido enfrentará o Fluminense no primeiro clássico da temporada. Sem a disponibilidade do Maracanã, a tendência é que o jogo em questão seja disputado no Mané Garrincha.