Flamengo

CBF ignora solicitações realizadas pelo Flamengo

A CBF publicou o novo Regulamento Geral de Competições (RGC) para 2022: foram ignorados os pedidos feitos pelo Flamengo sobre as regras. A entidade não permitirá o adiamento de jogos por convocações de atletas, manteve a palavra final sobre regras comerciais e a obrigação de dar aval sobre o contrato de TV. O documento tem até um ponto discutível sob o ponto de vista da Lei do Mandante.

No final de dezembro, o Flamengo enviou um ofício à CBF em que fazia 24 pedidos sobre o regulamento de competições e calendário. Entre os pontos mais relevantes reivindicados pelo clube: 1) a possibilidade de adiar jogos quando houvesse jogadores convocados pela seleção; 2) não precisar mandar contratos de TV e direitos comerciais à CBF para ter aval; 3) tirar da entidade a palavra final sobre pontos omissos das competições.

Publicado na semana passada, o regulamento da CBF mantém a obrigação de que seja dada sua anuência aos contratos de captação e transmissão dos campeonatos. Ainda estabelece que a entidade tem o poder de autorizar a exploração de publicidade estática e iniciativas comerciais dos clubes. Assim, repete o texto de 2021 em seu artigo 4o.

Também foi mantida intacta a redação do artigo 106 que trata de direitos audiovisuais das competições: “Art. 106 – Todos os direitos comerciais e audiovisuais das competições pertencem à CBF, com exceção das situações previstas nos contratos que tenham sido ou venham a ser firmados pelos Clubes, com a prévia anuência da CBF.”

Por lei, a CBF não tem direito nenhum de transmissão das competições. A Lei do Mandante, aprovada em 2021, estabeleceu que o clube dono da casa é que detém os direitos de TV. Anteriormente, os direitos pertenciam aos dois clubes que atuavam em cada partida.

Internamente, a CBF justifica que o texto não é contraditório com a lei porque prevê: “exceção para situações previstas nos contratos que tenham sido ou venham a ser firmados pelos clubes”. A argumentação é de que, antes da Lei do Mandante, os direitos já pertenciam aos dois clubes disputastes e havia o mesmo artigo.

Pelo artigo 10o do regulamento, a CBF manteve o texto em que não dá aos clubes direito de adiar jogos por ter jogadores convocados pela seleção no mesmo período. O pedido rubro-negro era que os clubes pudessem remarcar essas partidas ou que houvesse interrupção da competição. Haverá pelo menos cinco datas do Brasileiro coincidentes com jogos da seleção, Flamengo e Palmeiras já tiveram atletas chamados na primeira lista de Tite. Por enquanto, só afeta partidas de Estaduais. Assim ficou o texto:

“Art. 10 – As partidas de competições que integram o calendário anual da CBF, consideradas todas as suas datas, prevalecerão sobre as de quaisquer certames, salvo concessão excepcional e expressa da CBF.

§ 1o – A convocação de atletas para integrar seleções nacionais não assegura aos seus Clubes o direito de alterar as datas de suas partidas em competições.

§ 2o – Nas datas FIFA e Competições Oficiais Internacionais, é obrigatória a cessão de atletas para suas respectivas Seleções Nacionais, de qualquer categoria.”

A CBF também manteve ainda a possibilidade de ter 100 ingressos gratuitos de jogos e comprar 2% da carga de bilhetes no regulamento. O Flamengo queria acabar com as entradas de graça para a entidade. Os clubes continuarão a ser obrigados a contratar a seguradora da CBF para o público presente, ao contrário do que queria o clube carioca.

Por fim, a CBF manteve o poder de tomar decisões sobre casos omissos no regulamento, segundo o artigo 117. A demanda do Flamengo era de que fosse convocado um Conselho Técnico nesses casos.

Questionada pelo blog, a CBF informou que recebeu todas as sugestões de clubes e federações e que incluiu parte delas no novo regulamento:

A CBF, por meio de cada uma das Diretorias envolvidas na confecção dos regulamentos das competições de 2022, recebeu e avaliou as sugestões enviadas por todos os Clubes e Federações, tendo adotado parte delas em seus regulamentos para a temporada.

Retirado de: Blog do Rodrigo Mattos – UOL

Equipe Gávea News

View Comments

  • O único canto onde a convocação é obrigatória é nas forças armadas!
    Flamengo então não tem obrigação de ceder jogadores a seleção brasileira uma vez que a seleção está classificada para um mundial onde não passam das oitavas!!
    Se não é bom para CBF tmb Não é bom para o flamengo
    Então foda se CBF

    • Eu sei que vc está putinho! Mais isso não dar o direito de falar besteira, os clubes são sim obrigados a ceder jogadores para a seleção do país em datas fifa. Nunca esqueça que servir a seleção também é uma vontade do jogador, e ele tem todo o direito. Tem jogador que abre mão de salário maior na europa, pra ter mais chances na seleção. Vide o Everton Cebolinha.SRN

      • Jorginho Fla 13, deixe de ser tolo. Estamos falando de direito x arbitrariedade, não tem nada a ver com vontade de jogador, jogador é empregado do clube e vontade dá e passa, quem paga o salário e afins do jogador é o clube, deixe de ser bobo. A CBF é uma entidade corrupta e opressora que criou uma leia própria para seu próprio benefício. O que acontece é que os clubes se falam e o único que bate de frente é o Flamengo, pois é o único prejudicado em dose dupla. Jorginho fla 13, vá estudar e cresça e apareça garoto, tu n sabe nada!

  • Quando é que os clubes brasileiro vão tomar VERGONHA na cara e mandar essa CBF e seus DIRETORES pra PORRA e procurar um emprego, em todo o mundo do futebol as datas FIFA os jogos são suspensos só nessa província que é mandada pela CBF que não suspende os campeonatos.

    • A solução é criar a liga, mas dificilmente irá acontecer, além da falta de união, tem o ego que fala mais alto

    • Eu acho que não deve adia nenhum jogo pq não adiantou nada o Flamengo ter jogos adiados no ano passado quando o time teve paga os jogos não ganhou nem um eu acho que isso choro de perdedo ok.

Recent Posts

A declação de Rogério Ceni sobre o início do Bahia no Brasileirão

O Bahia protagonizou uma atuação muito abaixo do esperado na quinta-feira (17), ao ser derrotado…

26 minutos ago

Após três anos, Corinthians volta a ter déficit no balanço financeiro

O Corinthians encerrou o ano de 2024 com um déficit financeiro de R$ 181,7 milhões,…

31 minutos ago

Nova lesão de Neymar atrapalha planos do Santos

Após enfrentar um longo período de recuperação por conta da grave lesão no joelho esquerdo,…

36 minutos ago

De virada, Corinthians vence o Sport no Brasileirão

Em duelo válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians superou o Sport por…

39 minutos ago

A declaração de Ramón Díaz após demissão do Corinthians

O técnico Ramón Díaz esteve no CT Joaquim Grava na tarde de sexta-feira (18) para…

41 minutos ago

Mais um time brasileiro está prestes a virar SAF

O Juventus, tradicional clube da Mooca, deu início ao processo para se transformar em uma…

46 minutos ago