Filme repetido no Flamengo: chega uma comissão técnica estrangeira, sai todo mundo da comissão técnica da casa. Depois da experiência com Jorge Jesus, o departamento de futebol aproveitou a chegada de Paulo Sousa para fazer a limpa e completou nesta terça-feira 10 mudanças entre profissionais que trabalham direto com o elenco principal.
O cenário repete os questionamentos de “falta de legado” após ida de Jorge Jesus para o Benfica. O curioso é que dessa vez a reformulação é ainda mais brusca. Com as saídas do preparador de goleiros, Wagner Miranda, e do preparador físico Betinho, ninguém que conviveu com o Mister em 2019 e 2020 permanece no clube para trabalhos de campo.
Os dois foram os únicos “intrusos” brasileiros no trabalho do Mister. Wagner foi demitido ainda em dezembro, e Betinho remanejado para a base na manhã desta terça-feira. Ao contrário do que aconteceu com Jesus, porém, desta vez as mudanças não são 100% responsabilidade de Paulo Sousa.
Há peças que foram movidas por falta de retorno no dia a dia, outras ficaram no meio do embate entre o vice de futebol, Marcos Braz, e o chefe do departamento médico, Márcio Tannure. É o caso de Betinho.
Ainda no ano passado, Tannure indicou o nome do preparador físico para lista de mudanças, e Marcos Braz tomou frente dizendo que o profissional não seria impactado. Tempos depois, a decisão do vice de futebol foi revogada.
Outro impactado e próximo a Braz é Alexandre Sanz. O também preparador físico é outro que foi deslocado para as categorias de base. Membro da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), ele não foi demitido por questões trabalhistas, mas não está mais entre os profissionais.
No guarda-chuva do departamento comandado por Tannure, o médico Mauro Fonseca, que alternava presença na base e no profissional, desceu definitivamente para o Sub20, enquanto Diogo Paiva, fisioterapeuta do Sub20, foi demitido. Já o preparador físico Rafael Winicki estava no alvo, se antecipou e pediu demissão.
Alvo de muitas críticas ao longo de 2021, o departamento médico foi o menos impactado neste início de temporada. Márcio Tannure e o fisioterapeuta Mário Peixoto, inclusive, são raros remanescentes da época de Jorge Jesus.
Outras mudanças do departamento foram as demissões de Maurício Souza, auxiliar técnico e que comandava o time alternativo, e Marcelo Salles, o Fera, ainda em 2021. O profissional foi o primeiro a deixar o clube por ter chegado junto com Renato Gaúcho, apesar de não ter sido indicação do treinador.
Por fim, a limpa chegou ao departamento de análise de desempenho, mas também por profissionais que se anteciparam aos cortes e aceitaram propostas de fora. Cadu Furtado foi para o Cruzeiro e Sandro Gomes foi ser auxiliar de Zé Ricardo no Vasco.
Com uma comissão técnica composta por sete profissionais, a chegada de Paulo Sousa naturalmente indicaria trocas no futebol do Flamengo. Thiago Eller, auxiliar de preparador de goleiros, fica como único brasileiro no trabalho de campo.
A forma como as mudanças foram feitas, por sua vez, indicam fatores que vão além das escolhas do português e não foram das mais pacíficas.
Retirado de: Globo Esporte
Multicampeão pelo Flamengo antes da fase de ouro de Jorge Jesus e companhia, Léo Moura…
"Temos que trabalhar para depois colher", disse André Silva A história de André Silva no…
A Rede Globo de Televisão acabou fechando um acordo com a Federação de Futebol do…
O Corinthians emitiu um comunicado nesta sexta-feira (22/11) que será uma dor de cabeça para…
Você sabia que duas gigantes do setor automotivo, Chevrolet e Hyundai, estão unindo forças para…
O novo estádio do Flamengo está às vias de sair do papel. Na última sexta-feira…
View Comments
Faltou o Márcio Tanure... péssimo trabalho ano passado.
Pois é, ele era pra ser um dos primeiros a ir!!! Falhou o ano todo, principalmente, com Pedro, na questão do menisco que ele não só não identificou o problema como agravou mandando ele pro jogo contra o Atlético-PR, jogo de ida, agora, o episódio de Rodrigo Caio, a gota d'água!!! #ForaTanure
#VoltaRunco
A diretoria está fazendo muito bem! Pegou os profissionais de confiança que queriam permanecer no clube e reforçou a comissão da base, isso deve melhorar muito o rendimento na base e o foco dos profissionais que revesavam entre base e profissional.
Antes do J.J. chegar, o Flamengo tinha 3 médicos, o Dr. Runco de longa data passando a bola para seu filho e o Dr. Tannure. Foi depois de um desentendimento entre eles que Tannure permaneceu sozinho no Fla.
Eu acredito que o Flamengo deveria contratar um outro médico para dividir responsabilidades com o Dr. Tannure, tendo em vista não sobrecarregar o DM, ter a mão uma segunda opinião e talvez até alguma especialidade que beneficie o DM.
A respeito do X9, se algumas demissões tiveram como estopim os vazamentos, se esses continuarem, saberemos que o X9 pode ser algum jogador, porque não?
SRN!!
Remaneja para base.
Problema é que tem muita gente de indicação. Igual cargo politivo.
Entra pai, mãe e tia.
O Flamengo nesse quesito é muito fraco, não consegue montar uma equipe de profissionais capacitados para trabalhar no clube.
Sem falar que os profissionais que vem de fora tem mais tesão é força de vontade... Isso tb vem muito dos profissionais brasileiros que não se aprimoram, não fazem capacitação técnica adequada.
Tem razão!
Com um X9 vazando tudo do mengão está mais do que certo demitir ou remanejar.
Fez o certo!
Não sei os amigos,Mas aquela situação do suposto x9 acelerou esse processo da demissão da diretoria!
Pois pensam comigo,Se eu sei que vou ser demitido,dependendo do meu caráter posso ou não sacanear o clube até então!
Pra mim,a foto da prancheta do técnico Paulo Sousa,Foi o estopim!
Quem fez tem acesso a essas informações e passou pra imprensa.
Demorou!!!
Meu amigo! Evandro, acho errado quando um técnico vem e não trás sua comissão!! Tem que ser contratado o técnico e seu time todo pois isso lhes dará maior credibilidade no seu trabalho. Sendo que se ele não estiver fazendo um bom trabalho vai ser demitido o técnico. Aí como ficará o Flamengo? Por isso que acho que tem que ter uma comissão permanente do Flamengo!!!
Não sei como se dá a contratação desses profissionais se é por QI - Quem Indique ou por competência! Vou dá uma SUGESTÃO, tem profissionais que deveria ser contratados por concurso, para permanecer naquela gestão ou concurso para kada (02) anos. Só acho também que o Flamengo! Tem que ter uma comissão permanente e se o técnico atual arrumar as malas e forem embora como ficará o clube????