A FFERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) rompeu o contrato em que dava os direitos de transmissão do Campeonato Carioca ao Flow Esporte Clube. A decisão ocorreu após o apresentador do podcast, Monark, fazer apologia à criação de um partido Nazista no Brasil.
Em nota oficial, a FFERJ disse ser “defensora da igualdade, do respeito e contrária a qualquer tipo de preconceito” e, por isso, rescindiu o contrato na tarde desta terça-feira (08/02). Vale destacar que algumas personalidades que iriam participar do podcast também divulgaram que não vão mais, como o caso do rei Zico.
Na ocasião, Monark falou “Se o cara quiser ser anti-judeu, ele tem direito de ser anti-judeu” e que “tinha que ter um partido Nazista”. Após o vídeo ser publicado, além da FFERJ, várias empresas patrocinadoras do Flow romperam o contrato com o podcast. Vale destacar que de acordo com a Lei 7.716/89, parágrafo 1, apologia ao nazismo é crime.
Confira a nota oficial da FFERJ
“A FFERJ, defensora da igualdade, do respeito e contrária a qualquer tipo de preconceito, anuncia o rompimento do contrato com o Estúdios Flow, responsável pelo podcast Flow Sport Club que transmitia jogos do Campeonato Carioca de 2022, por apologia ao nazismo, regime cujos crimes contra a humanidade até os dias de hoje causam horror a qualquer um que preze pela vida”.
Retirado de: Diário do Fla