Maracanã dá início a processo de costura de gramado sintético

Escudo do Flamengo é exposto próximo a um dos gols, no gramado do Maracanã (Foto: Daniel Castelo Branco)

O Campeonato Carioca se encaminha para a quinta rodada, já teve clássico disputado, reforços em campo, mas quem não estreou ainda foi o estádio do Maracanã. Nesta terça-feira, teve início umas das últimas fases da reforma do gramado do principal palco do futebol carioca: a costura de uma fibra sintética na grama natural.

Em dezembro do ano passado, a gestão do Maracanã anunciou a substituição do gramado natural para uma grama híbrida (sintética + natural), com o objetivo de melhorar a qualidade do campo, após uma temporada repleta de problemas. Tão logo acabou o Brasileiro, começou a reforma, cuja conclusão é prevista para segunda quinzena de março, antes das semifinais do Carioca.

Fibra que será costurada na grama do Maracanã (Foto: Divulgação/Maracanã)

Inicialmente, todo o gramado antigo foi retirado e uma nova espécia de grama foi plantada no lugar. Agora, uma máquina trazida da Bélgica, conduzida por quatro técnicos da Lituânia, está realizando a costura das fibras de polietileno na grama natural. De acordo com Severiano Braga, CEO do estádio, a reforma está ocorrendo no período previsto:

— A gente deve demorar em torno de 15 dias para terminar a costura e fazer ajustes. Essa máquina sai e a gente entra com as nossas máquinas para fazer o acerto final. Porque a grama natural vai crescendo. Então tem o corte da fibra no tamanho certinho, tem o corte da grama natural no tamanho certinho, precisa conferir marcação de jogo – disse Braga.

— Essa empresa que está fazendo para nós acabou de a costura no gramado da final da Copa do Mundo no Catar. É a mesma empresa. Então a gente está pegando tecnologia de ponta e botando no Maracanã – prosseguiu.

Enquanto o gramado não fica pronto, Flamengo e Fluminense, que dividem a administração do Maracanã, continuam mandando seus jogos em outros campos do estado à espera de voltar para casa.

Retirado de: Globo Esporte