Sondado pelo Flamengo, conheça a história de Santos no Athletico

Santos durante um treinamento do Athletico-PR (Foto: José Tramontin/Athletico)

Aderbar Melo dos Santos Neto, goleiro de 31 anos de idade, é formado no Athletico onde atuou durante toda sua vida. Conheça a história do paraibano, ídolo do Furacão.

Na categoria de base passou pelo Porto-PE, e chegou ao Athletico em 2008. Foi campeão 2x da Copa Tribuna de Futebol Junior, da do Torneio de Oberndorf (Alemanha), do Torneio de Doetinchem (Holanda) e vice campeão da Copinha de 2009.

Santos estreou na equipe principal do Furacão pela Copa Sul-Americana de 2011, contra o Flamengo, onde foi superado por 1×0 com gol de Ronaldinho Gaúcho. Nessa oportunidade, o técnico Renato Gaúcho escalou apenas dois titulares no Furacão.

Um jogo marcante a Santos foi contra o Corinthians em 2016. Na oportunidade, o goleiro assumiu a titularidade após a ausência de Weverton. O Furacão superou o alvinegro por 2×0, com dois gols de Walter. A equipe corintiana finalizou 10 vezes ao gol.

Em 2018, após a ida de Weverton ao Palmeiras, Santos assumiu a titularidade, nesse mesmo ano venceu a primeira Copa Sul-Americana da história do clube. O guarda redes foi um dos destaques da equipe rubro-negra no ano da conquista do torneio internacional.

Em 2019 manteve a titularidade e venceu a Copa do Brasil. Na campanha o Furacão derrotou o Fortaleza, Flamengo, Grêmio e Internacional.

Em setembro de 2019 foi convocado a seleção, onde não chegou a atuar, sendo banco de Ederson, do Manchester City. Além disso, teve a oportunidade de defender a seleção brasileira nas Olimpíadas de 2020, em 2021, onde levou o ouro olímpico.

Em 2021 Santos voltou a ser vitorioso no Athletico. A equipe paranaense conquistou pela segunda vez em sua história o título da Copa Sul-Americana.

Em 2022 Santos vem sendo sondado pelo Flamengo. Segundo Jorge Nicola, o Athletico tem ciência do interesse da equipe carioca no jogador, mas nenhuma oferta foi formalizada (saiba mais aqui).

Retirado de: Mercado do Futebol