Depois de passar três meses fechado por conta da obra no piso, o Maracanã abrirá as portas pela primeira vez em 2022 neste final de semana. A partida de estreia será Flamengo x Bangu, pela 11ª rodada da Taça Guanabara.
Cabe destacar que a gestão do estádio é feita em conjunto por Flamengo e Fluminense, o que daria a ambos o direito de utilizar o palco assim que ficasse pronto. Entretanto, dentre os dois, o Mais Querido passou na frente e reservou o Maracanã para o duelo deste sábado (12).
Sobre a escolha pelo Flamengo para inaugurar o gramado híbrido, o CEO do Templo do Futebol, Severiano Braga, explicou as circunstâncias da questão. De acordo com ele, o Rubro-Negro teria a data mais adequada para a estreia dentro do prazo estipulado para que o piso ficasse em plenas condições.
— São duas coisas. Um: o Fluminense não pediu liberação para cá. Dois: o gramado, depois de colocada a fibra, temos de 12 a 15 dias para ficar em ponto de jogo. Coincidentemente, dará os 12 dias (no sábado, data de Flamengo e Bangu). Fizemos os testes na sexta, no sábado, pois o gramado tem sua evolução. Começamos a fibra de um lado e viemos trazendo. Então, fomos acompanhando a evolução do gramado.
— Tínhamos uma máquina de 8 toneladas passeando no gramado 24h. Fomos entendendo o processo e chegamos aos 12 a 15 dias, mas fizemos os testes. Sempre falamos da semifinal (do Carioca para a reabertura do estádio), mas pode-se fazer uma correlação com o jogador. Quando está no departamento médico, nem é informado a data de volta, mas também não coloca antes da hora. Se está pronto para entrar, vai entrar. Foi o que fizemos. Medimos direitinho, demos de 12 a 15 dias, e estará pronto para os jogos.
A partida entre Flamengo e Bangu, como citado acima, está marcada para este sábado (12), às 19h30 (horário de Brasília). Pensando em fazer uma grande festa com a torcida na estreia, o Mais Querido colocou os ingressos do jogo em preço proporcional para que a entrada seja mais acessível ao público.