Bruno Henrique sofre com problema crônico e pode ter sequência comprometida no Flamengo

Bruno Henrique em ação pelo Flamengo contra o Corinthians no Campeonato Brasileiro 2021 (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Bruno Henrique será baixa no Flamengo contra o São Paulo neste domingo (17), às 16h (horário de Brasília), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Mas a preocupação com o atacante vai muito além desta partida, uma vez que ele convive com um problema crônico desde a época em que vestia a camisa do Santos.

Conforme apurou a ESPN, o atleta tem uma tendinopatia, que é uma inflamação nos joelhos que precisa ser constantemente tratada com fortalecimento muscular e recuperação física. Desta vez, o problema é no direito, mas no fim de 2021 já foi no esquerdo, quando o jogador ficou dez dias afastado dos gramados pouco antes da final da Conmebol Libertadores.

Não é algo considerado grave pelo departamento médico do Flamengo e não prevê – ao menos por hora, como também pôde saber a reportagem – intervenção cirúrgica.

A questão é que quanto mais o tempo passa, mais as temporadas de Bruno Henrique podem ficar comprometidas, incluindo a atual, já que o quadro é agravado pelo desgaste físico trazido pelas características do jogador.

O atacante, mineiro de Belo Horizonte, é um atleta de explosão e velocidade e, aos 31 anos, acaba sofrendo com a carga de jogos, principalmente porque o intervalo entre eles é curto demais no Brasil.

A cada ano, menos jogos

Com a soma dos fatores, é bem provável que Bruno Henrique passe longe daquele que foi em 2019 no que diz respeito à sequência de partidas. Em seu primeiro ano de Flamengo, foram 62 jogos disputados.

Em 2020, quando a temporada foi marcada pelo primeiro ano de pandemia da COVID-19, ele fez 53 partidas. Ano passado (2021), foram 48.

Em 2022, o Flamengo fez 16 jogos com o time principal até aqui, e Bruno Henrique esteve em campo em 11 deles. Um aproveitamento de 68,7% que vai diminuir após o atleta ficar fora contra o São Paulo.

Retirado de: ESPN