A concorrência de direitos da Copa Libertadores, válida da temporada 2023 até 2026, estabeleceu novas regras para a distribuição dos jogos entre as emissoras vencedoras. A Globo terá de revezar a exibição de times por rodada na fase de grupos, mas tem de volta seus jogos nas quartas à noite. Já a ESPN tem prioridade nas escolhas de três jogos, inclusive sobre a emissora carioca: seu pacote é o mais robusto.
Na quinta-feira passada, a Conmebol e a FC Diez, agência parceira da entidade, anunciaram os vencedores da concorrência da Libertadores. No Brasil, a Globo ficou com o pacote de TV aberta; ESPN e Paramount levaram os direitos de TV fechada; e a plataforma One Football ficou com os highlights da competição.
Na Sul-Americana, o SBT levou a TV aberta, e o restante dos vencedores se repetiu na mesma ordem.
Para entender como funcionarão as transmissões, o blog perguntou à Conmebol detalhes sobre quais as regras para a escolha e divisão de jogos entre as emissoras. Abaixo as informações todas baseadas nas respostas dadas pela confederação sul-americana.
A Globo terá direito a dois jogos por rodada da TV aberta na fase de grupo, com exceção das partidas já escolhidas pela ESPN. Mas há uma novidade: se a emissora escolher os times brasileiros A e B na primeira rodada, terá de optar pelas equipes B e C na segunda rodada. No jogo seguinte, pode voltar aos iniciais. Ou seja, desta forma, só poderá, por exemplo, passar três jogos do Flamengo ou do Corinthians da primeira fase.
No mata-mata, não houve mudanças: a emissora terá direito a um jogo por rodada a ser definido em discussão com a Conmebol, área de competições e transmissões da emissora. No total, serão 23 partidas exibidas em TV aberta da Libertadores.
A ESPN tem preferência sobre a Globo e a Paramount na fase de grupos: a emissora pode escolher três jogos exclusivos nesta fase que não podem ser transmitidos em nenhuma outra plataforma. É um ganho em relação às últimas edições quando tinha apenas a primeira escolha e dividia jogos com a TV aberta.
No total, terá direito a um total de 79 jogos da Libertadores, e mais as duas finais da Recopa, esses dois jogos também exclusivos em todas as plataformas. O Grupo Disney ainda será o único a transmitir a final na TV fechada, a Paramount pode exibi-la com delay.
Nos mata-matas, a ESPN tem a primeira escolha de jogos na TV fechada, seguido da Paramount. Aí segue a ordem, ESPN tem opções ímpares (3° jogo, 5° jogo e 7° jogo).
A Paramount terá direito a escolhas seguintes de jogos na TV fechada depois da ESPN. No total, são 76 partidas da Libertadores, três a menos do que a emissora da Disney.
A tendência é de que os jogos sejam exibidos no canal de streaming Paramount+. Mas a Conmebol, por enquanto, diz que não pode confirmar essa informação porque depende de assinaturas de contratos entre as partes.
Pelas regras da concorrência, a Conmebol possibilita que o vencedor do pacote de TV aberta possa exibir os seus jogos no intervalo entre terça e quinta. A Globo já confirmou à Conmebol que voltará a exibir partidas na quarta-feira, alterando à prática de terça-feira feita pelo SBT durante período de três anos.
Os jogos na quarta-feira vão ocorrer às 21h30, um horário de exceção entre os outros da tabela da Libertadores.
Com exceção das partidas em TV aberta, os jogos da Libertadores terão horários de início às 19h, 21h e 23h. A única exceção são os jogos em TV aberta.
As regras de escolhas de jogos são iguais às da Libertadores, com três prioridades de jogos para a ESPN e rotação de jogos na TV aberta. O SBT terá direito a 19 jogos da competição na TV aberta, isto é, um por rodada, inclusive na fase de grupos. A final da competição será exibida só pelo SBT e pela ESPN, enquanto a Paramount terá direito a mostrá-la com delay.
Retirado de: Blog do Rodrigo Mattos
O Flamengo corre o risco de ficar sem dois defensores ao fim do ano. Fabrício…
Sonhando com o título do Campeonato Brasileiro, o volante Lucas Sasha, do Fortaleza, lamentou o…
Capitão da conquista da Libertadores de 2019, Diego Alves relembrou uma provocação que o treinador…
Capitão dos principais títulos recentes do Flamengo nos últimos anos, o ex-goleiro Diego Alves abriu…
Douglas Luiz chegou à Juventus como uma grande aposta técnica, mas não conseguiu se firmar…
TRT faz publicação sobre eleições do clube carioca Após seis anos à frente do Flamengo,…