O Flamengo é outro time nas mãos de Dorival Júnior e, depois de muitos altos e baixos, conseguiu se estabilizar em 2022. Após vitória por 2 a 0 contra o Corinthians pela Copa Libertadores da América, Dorival Júnior explicou aspectos táticos e citou movimentos de Gabigol, Pedro e Arrascaeta que ajuda o Rubro-Negro como um todo.
“Eu acho que temos que ter consciência de que fizemos uma grande partida. Partida importante, madura. Dentro do que treinamos, a equipe respondeu. Você valoriza a posse de bola, sem perder a agressividade”, começou explicando Dorival.
“Quando os três jogadores de frente (Gabigol, Pedro e Arrascaeta) estão agressivos no combate, a equipe sofre muito menos. É comprometimento de todo mundo que entra e cumpre a função de quem estava. A equipe encontrou uma forma de jogar e estar confortável”, enalteceu Dorival.
O Flamengo marca no 4-3-3 quando está sem a bola. Os três homens de frente são responsáveis pelo combate na saída de bola adversária e estão cumprindo o papel tático com eficiência. A pressão alta e o ‘perde-pressiona’ também são conceitos usados por Dorival no Rubro-Negro. Inclusive, muitas chances claras contra o Corinthians aconteceram logo após a recuperação da bola em uma boa posição de campo.
“Temos alguns dos melhores meias do futebol brasileiro e esses jogadores precisam estar com bola. Tivemos uma atuação madura, mas apenas uma. Foi apenas uma atuação, ainda tem noventa minutos e precisamos ter cuidado no jogo de volta”, analisou Dorival.
A ‘formação base’ do Flamengo é um 4-3-1-2, com um losango no meio-campo. Thiago Maia, João Gomes e Everton Ribeiro jogam um pouco mais atrás em relação a Arrascaeta, que é o principal criador de jogadas. Pedro é o homem mais de área, enquanto Gabigol ganha liberdade para se movimentar e gerar espaços. A equipe carioca se encaixa dessa maneira e engrena na temporada.
“O João em muitos momentos jogou como volante tendo um segundo homem. Tudo é uma questão de momento. Só senti que o João deu uma sufocada. O Vidal assentou a equipe. O Thiago mesmo com o cartão vinha fazendo um jogo equilibrado então vimos que não tinha motivo para trocar”, completou Dorival Júnior.
O Flamengo agora enfrenta o São Paulo no Morumbi, pelo Brasileirão Série A, no sábado (6), às 20h30 (de Brasília). Na terça-feira (9) o desafio é o Corinthians, no jogo de volta da Libertadores, no Maracanã.
Retirado de: Torcedores