Classificado às semifinais da Copa do Brasil e da Libertadores, o Flamengo pode definir seu rumo no Campeonato Brasileiro neste fim de semana. O clube enfrenta o líder Palmeiras, no domingo, e pode entrar forte na briga pelo título ou dar adeus às chances do Enea. Diante desta situação, Dorival Júnior vive um dilema: manter o rodízio completo no elenco ou usar força máxima no Allianz Parque?
Diante do calendário cheio, o treinador rubro-negro montou duas equipes diferentes para disputar as três competições em andamento. O ‘time A’ foi usado majoritariamente nos jogos de mata-mata, enquanto o ‘time B’ disputou o campeonato de pontos corridos.
A metodologia é incomum, mas se mostrou acertada nas últimas semanas. Desde que Dorival iniciou o rodízio completo, foram seis vitórias e um empate – com 15 gols marcados e apenas um sofrido. Antes dessa sequência, o treinador já rodava o elenco rubro-negro a cada partida do Brasileirão, mas de forma parcial.
Além dos bons resultados, a estratégia de Dorival foi importante para manter o grupo em boas condições físicas, prevenir lesões e dar ritmo de jogo para atletas com menos minutagem. A importância do duelo com o Palmeiras, no entanto, pode fazer o treinador mudar de planos neste fim de semana.
Questionado sobre os planos após o duelo contra o Athletico, o Dorival citou o jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, na próxima semana, e disse estar “pensando em mudança” para enfrentar o Palmeiras.
— Muito difícil saber o que eu vou fazer. Estou pensando em mudança, de acordo com a necessidade. Teremos uma decisão domingo e outra quarta. Não temos para onde correr. É fazer uma avaliação rápida. Ainda não tenho como adiantar nada – disse Dorival.
Os treinos de sexta-feira e sábado, no Ninho do Urubu, serão cruciais para o treinador definir a escalação titular no Allianz Parque. Na reapresentação do grupo na quinta-feira, apenas os reservas foram a campo, enquanto os titulares fizeram trabalhos regenerativos.
Uma opção conservadora, de olho na sequência de jogos, é montar um time misto competitivo e sem sobrecarregar a equipe titular. Em seguida ao confronto com o Palmeiras, o Flamengo encara América-MG ou São Paulo, pela semifinal da Copa do Brasil, e Botafogo, pela 24ª rodada do Brasileirão.
Os números explicam a importância do jogo de domingo. Na vice-liderança, o Rubro-Negro está a nove pontos do líder. Em caso de vitória no Allianz Parque, o time de Dorival diminui a diferença para seis e bota fogo na disputa. Uma derrota, por outro lado, faz o clube paulista abrir 12 pontos de vantagem e colocar uma mão na taça.
Retirado de: Lance
Vasco deve priorizar mercado nacional Pedrinho e Marcelo Sant'Anna, durante uma entrevista coletiva em São…
Na última quarta-feira (27), o Cruzeiro empatou com o Grêmio em 1 a 1 no…
O futebol é cheio de ironias, mas poucas tão marcantes quanto a que está prestes…
A final da CONMEBOL Libertadores acontecerá neste sábado (30) no Monumental de Núñez, onde Atlético-MG…
Memphis Depay está cada vez mais adaptado ao Brasil e ao futebol brasileiro. Desde que…
Paulo Dybala, meia-atacante da Roma, fortaleceu o apoio da torcida ao recusar uma oferta milionária…