Gabigol é, disparado, o jogador com mais gols no futebol brasileiro desde 2014

Gabigol em ação pelo Flamengo contra o Botafogo na Taça Guanabara 2022 (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Quando falamos em artilharia, não dá para ignorar Gabriel Barbosa, o Gabigol. Completando 26 anos nesta terça-feira (30), o atacante do Clube de Regatas do Flamengo, conquistou não só os torcedores, mas também inúmeras marcas e conquistas, sejam coletivas ou individuais.

Portanto, no “Gabigol Day”, relembramos alguns feitos históricos do atleta flamenguista e como o atleta alcançou uma dominância no futebol brasileiro. Revelado em 2013 no Santos, o atacante era a principal promessa pós-Neymar. Dessa forma, obviamente, a expectativa criada no jovem na época com apenas 17 anos era gigantesca.

Após uma temporada com baixa minutagem, o jogador antou apenas 3 gols em 21 jogos. Em seguida, vem o motivo do texto, o ano de 2014. Foram oito anos até a data dessa matéria e nesse período ninguém atuando no Brasil marcou mais gols que Gabriel Barbosa, com incríveis 207 bolas na rede. Para efeito de comparação, o segundo colocado anotou 156 vezes, Diego Souza, hoje no Grêmio.

2018 – Artilheiro da Série A, CDB e vice do Brasil
2019 – Artilheiro da Libertadores, Série A e do Brasil
2020 – Artilheiro do Carioca e vice do Brasil
2021 – Artilheiro da Libertadores e do Brasil

Além disso, vale lembrar que o jogador do Flamengo ainda passou uma temporada e meia fora do Brasil, defendendo a Inter e o Benfica. Entretanto, nem assim perdeu o posto na artilharia.

Sucesso de Gabriel Barbosa

O ‘Menino da Vila’, venceu duas vezes seguidas a artilharia da Copa do Brasil, em 2014 e 2015, antes de acertar com o futebol europeu. Naquela época, Gabigol ainda atuava como um jogador mais de beirada, sendo Ricardo Oliveira o centroavante santista. Retornou para o Santos no ano de 2018, repleto de dúvidas depois da passagem apagada na Europa. No entanto, ajudou o alvinegro na campanha de recuperação, vencendo a artilharia do Brasileirão.

Posteriormente, assinou com o Flamengo, onde viveu seu auge. Com Jorge Jesus, o atacante aprimorou ainda mais seu posicionamento, faro de gol e excelência nas penalidades. Dessa forma, venceu pela segunda vez seguida o prêmio de artilheiro do Brasileirão, além da chuteira de ouro na Libertadores e finalizando o ano como artilheiro do Brasil, com 40 gols

Nos últimos quatro anos, ‘Gabi’ ficou na primeira ou segunda colocação entre os principais artilheiros atuando em solo brasileiro. Com gols pela seleção, o atacante terminou no topo em 2021, foram 37 bolas na rede. Na temporada vigente, o atacante da equipe carioca já anotou 23 vezes e aparece na quarta colocação no ranking do Torcedores.com.

Dominância

Com tantos títulos e feitos, Gabriel Barbosa é sem dúvidas um dos atacantes mais dominantes da América do Sul. Mesmo com a mudança de clube quando deixou o Santos para jogar no Flamengo, ainda se manteve em alta, aprimorando seu faro de gol.

Além disso, nem a constante mudança de treinador no Flamengo impacta seus números brutos. Mesmo sem considerar gols pela seleção brasileira, Gabigol ainda balançou as redes 207 vezes pra cá.

Top-5 artilheiros no Brasil desde 2014:

 Gabriel Barbosa – 207 gols
 Fred – 154 gols
 Diego Souza – 156 gols
 Bruno Henrique – 123 gols
 Ricardo Oliveira – 111 gols

Retirado de: Torcedores