Sede da CBF no Rio de Janeiro (Foto: Cahê Mota/Globo Esporte)
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quarta-feira, o calendário de competições para 2023. Entre as principais novidades estão as datas para as finais da Copa do Brasil e a nova política para datas Fifa.
Marcados para os dias 17 e 24 de setembro, os jogos da final da Copa do Brasil serão, a partir de 2023, disputados aos domingos. Até o momento, a decisão da competição são comumente disputadas nas quartas-feiras.
Uma exceção ocorreu na temporada passada, em decorrência do calendário mais apertado devido à pandemia de covid. Na ocasião, o primeiro jogo entre Atlético e Athletico foi disputado em um domingo, enquanto a partida de volta ocorreu três dias depois, em uma quarta-feira.
Outra mudança relevante será no Campeonato Brasileiro. Para 2023, a promessa da CBF é respeitar as datas Fifa – períodos reservados para o futebol de seleções. A competição está marcada para começar no dia 15 de abril do ano que vem e terminar no dia 3 de dezembro.
Neste ano, o torneio foi iniciado no dia 9 de abril e, devido à Copa do Mundo, terminará no dia 13 de novembro. No entanto, mesmo em anos sem Mundial, o Brasileirão não costuma ser interrompido pelas datas Fifa.
A ausência de pausas nessas ocasiões costuma motivar queixas de clubes cujos atletas são convocados, uma vez que os mesmos são forçados a jogar com desfalques. Apenas na data FIFA desta semana, o Flamengo teve 6 jogadores convocados: Everton Ribeiro, Pedro, Vidal, Pulgar, Varela e Arrascaeta.
O restante das competições devem permanecer obedecendo aos mesmos moldes. As primeiras competições do calendário serão os estaduais. Eles serão iniciados no dia 15 de janeiro e seguirão com 16 datas.
Na sequência, a Supercopa do Brasil será, como de costume, disputada em um único jogo, marcado para o dia 28 de janeiro.
A CBF divulgou, também, as datas para os torneios internacionais. A Recopa Sul-Americana – que contará com pelo menos um brasileiro – será disputada em duas partidas, ambas em fevereiro. O jogo de ida está marcado para o dia 8 e a partida de volta acontecerá no dia 15.
Também no dia 8 de fevereiro, estreia a Libertadores, principal competição do continente, que tem final marcada para o dia 11 de novembro. A Copa Sul-Americana, por sua vez, acontecerá do dia 8 de março até 28 de outubro.
Retirado de: Super Esportes
Durante sua participação no programa Resenha, exibido à 0h (horário de Brasília) de sexta-feira (4)…
O Flamengo estreou na fase de grupos da Libertadores com uma vitória magra por 1…
O Santos segue sua preparação para a segunda rodada do Campeonato Brasileiro, e, embora Neymar…
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adota uma postura cautelosa nas tratativas pelo técnico Jorge…
O Grêmio terá desfalques importantes para o confronto contra o Ceará, marcado para sábado (05…
Em sua estreia na Copa Libertadores, o Palmeiras superou o Sporting Cristal por 3 a…