O Flamengo surpreendeu sua torcida na última quinta-feira (22) e fez uma atualização sobre o caso de Rodrigo Caio. O clube publicou um vídeo com o atleta e Dr. Marcio Tannure, chefe do departamento médico, informando que o zagueiro será submetido por mais uma cirurgia.
O procedimento será uma artroscopia no joelho esquerdo. Esta será a terceira cirurgia do jogador em menos de um ano.
Sabendo das duras críticas direcionadas a Rodrigo Caio por conta das lesões, Pedrinho se manifestou nas redes sociais. Em um vídeo, o ex-jogador pediu respeito ao zagueiro e revelou ter passado por momentos muito difíceis psicologicamente quando se lesionou.
— Muitas pessoas têm abordado esse assunto de forma cruel e desrespeitosa. Eu posso falar com autoridade sobre isso, pois sofri na pele algo muito grave, como agressões verbais, comentários duros e fortes sobre a minha questão física. Paguei um preço alto por isso. A minha preocupação em relação ao Rodrigo Caio é com a saúde mental, muito mais do que com o joelho.
— Tive depressão profunda. É um assunto que não gosto de falar, tenho vergonha, mas sei o quanto é importante falar sobre isso. Os danos que me causaram, tomava 14 comprimidos tarja preta, perdi a vontade de viver de uma forma muito forte. Até onde eu sei, o Rodrigo Caio não está sofrendo com problemas mentais, mas eu também não sofria. Por causa de tudo que ouvi, isso me deu esse problema mental gravíssimo. Minha preocupação com o Rodrigo Caio é nesse sentido.
Pedrinho pediu empatia a Rodrigo Caio e, caso haja o desejo de falar algo para o atleta, que os torcedores enviem mensagens de apoio neste momento difícil.
— O Rodrigo Caio não precisa ouvir nada de ruim, se você não tem nada de bom para falar dele, fique calado. Já ajuda demais. É um rapaz que tem sonhos como profissional e como pessoa, e não podemos brincar com isso. Ele e os familiares merecem respeito.
No final de 2021, o atleta também foi submetido por uma artroscopia, mas no joelho direito. Pouco tempo depois, quando ainda se recuperava da cirurgia, o defensor precisou retornar ao hospital para fazer raspagem em um dos pontos que acabou infeccionando.
A lesão no joelho direito fez com que Rodrigo Caio só pudesse estrear na temporada de 2022 em maio. O atleta atuou em doze partidas e voltou a desfalcar a equipe devido ao problema no joelho esquerdo.
Por conta do tempo de recuperação estimado pelo departamento médico, fica comprovado que Rodrigo Caio volta aos gramados somente em 2023. Sem o camisa 3, o Flamengo terá cinco opções para esta reta final desta temporada. São eles: David Luiz, Léo Pereira, Pablo, Fabrício Bruno e Cleiton.