Apesar de toda a preocupação que o Flamengo demonstrava com a pubalgia de Arrascaeta e a forma como ele poderia ser usado nos amistosos do Uruguai, a seleção Celeste seguiu as orientações do departamento médico rubro-negro e utilizou o meia com cautela.
Arrascaeta entrou aos 26 minutos do segundo tempo — junto com o também flamenguista Varela — no amistoso contra o Irã, em Viena, na Áustria. Ele teve uma boa participação, apesar da pouca permanência em campo, e quase fez um golaço por cobertura. O Uruguai perdeu por 1 a 0.
Na última terça-feira (20), em evento na CBF para o sorteio dos mandos de campo da final da Copa do Brasil, o vice de futebol do Flamengo, Marcos Braz, deixou clara sua preocupação com a ida de Arrascaeta para a seleção uruguaia. Em tempos passados, o clube teve problemas com a federação do país do jogador e chegou a receber o atleta lesionado na volta de uma convocação.
— A preocupação do Uruguai com o Flamengo é zero, por razões óbvias. O jogo é esse. Dentro desse jogo, a gente tem que chegar e fazer alguns pedidos e construir uma relação para que a gente possa minimizar esse desconforto que é não ter os atletas aqui numa reta final tão importante para disputar títulos tão importantes.
Arrascaeta tem sofrido com esta pubalgia já há algum tempo. No entanto, jogador, comissão médica e departamento médico chegaram a um consenso de que valeria a pena o sacrifício neste último mês da temporada, onde o Flamengo tem pela frente as finais da Libertadores e da Copa do Brasil.
Caso não se estivesse em uma situação emergencial, o uruguaio iria parar para tratamento e voltaria somente quando estivesse recuperado. Para minimizar as dores, o meia tem feito trabalhos de fisioterapia diariamente.
Arrascaeta é um dos principais jogadores também da seleção do Uruguai, que está no grupo H da Copa junto com Portugal, Gana e Coreia do Sul, contra quem estreia no dia 24 de novembro. A Celeste segue sua preparação na próxima terça-feira (27), às 13 horas (de Brasília), para enfrentar o Canadá no Tehelné Pole, na Eslováquia.
Retirado de: UOL