O Flamengo monta sua estratégia para a próxima ida ao mercado. A abertura da janela de transferências acontece no começo do próximo ano, quando o clube procurará por reforços para o atual elenco.
O período antecederá a ida do Mais Querido ao Mundial de Clubes, caso vença a Libertadores. A ideia do Flamengo é de se programar para ambos os cenários, conquistando o título do torneio continental ou não.
A questão, inclusive, foi o que motivou Marcos Braz a mencionar uma grande contratação do Fla em uma próxima oportunidade. Em entrevista ao canal Pilhado, do jornalista Thiago Asmar, o dirigente explicou as condições para que o Mais Querido possa ter maior apelo no mercado internacional.
— Eu falei isso, mas falei andando, numa correria. O que aconteceu foi que me perguntaram de reforços. O que eu falei foi o seguinte: caso o Flamengo vença a Libertadores, o Flamengo terá uma situação diferente das outras. Quando o Mundial é em dezembro, as janelas estão fechadas. Como tem a Copa do Mundo, o Mundial será em fevereiro ou março e a janela abre em janeiro. O que eu disse foi que caso Flamengo ou Athletico estejam na final do Mundial, poderão se reforçar.
Braz revelou que acompanhará o desenrolar da Copa do Mundo e buscará por oportunidades em jogadores que terminarem o mundial frustrados e sentirem que não foram tão longe quanto deveriam. A apresentação do Flamengo como um clube que pode alcançar o Mundial pode dar uma boa expectativa para o atleta que deseja títulos e reconhecimento no futebol internacional.
— É um trunfo na mão do Flamengo de falar, vem para cá, passa seis meses, um ano aqui, que você vai disputar o Mundial. Acho que é um atrativo para qualquer jogador de peso. Ainda mais se for para algum jogador que não tenha êxito, ou que ache que não teve, dentro da Copa do Mundo. Por exemplo, um cara da França que ache que vai ser campeão do mundo, se cai nas oitavas, vem aqui, vem para o Flamengo.
— Qualquer jogador que ache que não teve um fim de temporada bem sucedido. O Flamengo tem um trunfo, assim como o Athletico teria se chegasse até uma final de Mundial. O Alexandre Mattos com certeza saberia usar isso como atrativo para se reforçar.
Como citado acima, a janela de transferências ainda não está próxima de se abrir. Por enquanto, resta ao Flamengo fazer a sua parte dentro e fora de campo.
Dentro das quatro linhas, o Mais Querido teria que conquistar a Libertadores no final de outubro para que o clube ganhe a perspectiva ideal. Só então, os dirigentes rubro-negros poderiam iniciar a busca por oportunidades levando em conta os resultados obtidos pelas seleções na Copa do Mundo.