As delegações de Flamengo e Athletico-PR viajaram a Guayaquil para se encontrarem no final de semana pela decisão da Libertadores. As equipes chegam na disputa em momentos distintos da temporada e com desfalques.
Pelo lado carioca, as baixas são Bruno Henrique, Rodrigo Caio e Guilhermo Varela. O trio está entregue ao Departamento Médico e foi descartado do confronto. O elenco ainda possui sinais de alerta com Vidal e Arrascaeta, ambos convivendo com incômodos e que atuarão no limite.
Quanto aos resultados do time desde a classificação para a final continental, o Flamengo conseguiu se manter em alta e tem um bom aproveitamento. Após vencer o Vélez pelo placar agregado de 6 a 1 e garantir presença na decisão pela taça, o Mais Querido disputou doze partidas.
Destes confrontos, a equipe venceu seis, empatou quatro e perdeu apenas duas vezes. O desempenho geral passa por atuações do time das copas e do Brasileirão. Além disso, vale destacar o título da Copa do Brasil conquistado sobre o Corinthians na semana passada, dando ainda mais confiança ao grupo.
Do outro lado, o Athletico-PR também contará com baixas por lesões. Os atacantes Julimar, Marcelo Cirino e Reinaldo sofreram lesões mais graves e não entram em campo há meses.
Em relação compromissos recentes da equipe, o Furacão disputou nove partidas. Desde que superou o Palmeiras nas semifinais, o time de Felipão não teve resultados tão expressivos quanto o Flamengo e viu seu rendimento cair bastante, empilhando quatro derrotas, três empates e apenas duas vitórias.
As atuações dos clubes no Brasileirão desde então resultaram no Fla retornando à terceira colocação na tabela de classificação e o Athletico-PR caindo para sexto. Apesar da colocação mais abaixo, no momento, o Furacão está classificado para a fase de grupos da Libertadores 2023.
Por ter conquistado o título da Copa do Brasil, o Flamengo está garantido na próxima edição do torneio continental, abrindo mais uma vaga pelo Brasileirão. Assim, em caso de vitória, o Athletico agarra seu passaporte para a próxima edição, mas se perder poderá aproveitar da segunda vaga que será aberta na tabela do Brasileiro, fazendo o G-4 se tornar G-6.
Com muito em jogo, Flamengo e Athletico-PR se encontram para a decisão da Libertadores neste sábado (29). O confronto acontecerá às 17h (horário de Brasília), no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador.